No evento, ocorrido de forma virtual na semana passada, conselhos criados nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentaram suas experiências
Brasília – Ocorreu na última quarta-feira, 14, o 1º Seminário Conseleites, organizado pela Câmara Setorial do Leite e Derivados, em parceria com a Secretaria de Política Agrícola, ambos órgãos vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento que contou ainda com a participação da Embrapa Gado Leite foi realizado de forma online com palestras e cases dos Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite (Conseleite) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. Cada conselho apresentou as suas experiências quanto à criação e importância do Conseleite para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em cada estado.
O seminário teve a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. A titular do Mapa confirmou que a cadeia produtiva do leite é uma das mais importantes para a economia do agronegócio brasileiro. Presente em 98% dos municípios do país é fonte de renda para quatro milhões de produtores e por isto precisa estar organizada.
Após o pronunciamento da Ministra, foram realizados painéis e debates, com as experiências dos Conseleites nos estados participantes. A programação destaca a importância do Conseleite, apresentando as dificuldades de cada uma das regiões que participaram do seminário. A gravação do 1º Seminário Conseleites está disponível para ser assistida no YouTube.