Apesar da crise econômica mundial, o consumo de leite deve continuar crescendo de forma constante ao longo dos próximos três anos – com mercados emergentes conduzindo grande parte deste crescimento – de acordo com uma pesquisa bianual feita pela Tetra Pak, sobre a indústria láctea.
No entanto, a pesquisa revela que o Brasil apresentou queda de 1% no crescimento do consumo de leite no período de 2005 a 2008, semelhante à Rússia (-0,9%). De outro lado, Índia e China despontam com os maiores crescimentos de consumo no período, de 2,7% e 10,6%, respectivamente.
Gráfico 1. Taxa composta de crescimento anual do consumo de leite nos Top 10 mercado consumidores de leite*.
Clique na imagem para ampliá-la.
De acordo com a pesquisa, nos últimos quatro anos o consumo mundial de leites (inclui substitutos) atingiu uma taxa de crescimento anual composta de 2,4% – alcançando 258 bilhões de litros em 2008. Liderando grande parte deste crescimento estão os mercados emergentes, altamente povoados, como Índia e China, onde o contínuo crescimento da população e o aumento da renda, juntamente com as novas tendências e preferências alimentares, estão promovendo consciência, a procura e o consumo de produtos lácteos. De acordo com as conclusões da pesquisa da Tetra Pak, o consumo global de leite deve crescer a uma taxa anual de 2,2% até 2012.
Segundo a pesquisa, o mercado de leite não passará imune pela crise econômica. Analisando as atuais tendências de consumo, a pesquisa mostra que os consumidores estão cada vez mais economizando. Embora não parem de comprar leite, os consumidores passam a comprar os produtos cada vez mais pelo seu preço. Por exemplo, eles comprarão gradativamente mais produtos de marca própria – no Oeste da Europa, as vendas de produtos de marcas próprias representam hoje aproximadamente 36% das vendas totais de leite.
Mercados emergentes
A maior porcentagem do crescimento na indústria de lácteos (95,8% nos últimos 4 anos) se deu nos mercados emergentes – como Índia, Paquistão, Oriente Médio e China. Nesses mercados, o crescimento foi baseado principalmente no crescimento da população e no aumento da renda das famílias que, por sua vez, influenciou nos hábitos de consumo.
Na China, o consumo de leite – cujo crescimento foi de 13,4% de 2005 a 2008 – caiu temporariamente em 2008 devido à crise da melamina. Contudo, apesar da crise, o consumo de leite alcançou níveis recordes em 2008: 27 bilhões de litros (39,4 bilhões de litros quando incluídos a bebida de soja e alternativas lácteas). De fato, nos últimos 7 anos, o consumo de leite na China tem crescido a uma média de 2 bilhões de litros ao ano, tornando-se o segundo maior mercado consumidor de leite do mundo, depois da Índia.
As informações são da Tetra Pak, em Tetra Pak Dairy Index