Essa é a grande aposta do evento que acontece de 26 a 29 de abril em Bento Gonçalves
Tecnologia, produtos e serviços para as indústrias vinícola, cervejeira e de laticínios, e as novidades e equipamentos para a cadeia de alimentos serão apresentadas durante a Envase Brasil | Brasil Alimenta, que acontece de 26 a 29 de abril, das 14h às 21h, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A diversificação é a marca dessa 12ª edição que receberá em torno de 200 empresas expositoras de oito estados brasileiros e 12 países. A abertura do evento está prevista para as 19h do dia 26 de abril com a expectativa de reunir autoridades nacionais e internacionais.
O destaque fica por conta do setor de bebidas em geral, cujo crescimento da demanda e de oferta tecnológica para vinícolas, microcervejarias e laticínios e derivados tem sido sentida de maneira mais evidente.
A Envase Brasil é uma feira de tecnologia, máquinas, equipamentos, embalagens e processos para indústrias de bebidas e alimentos e abrigará expositores nacionais e internacionais apresentando tecnologias para os diversos segmentos das indústrias de bebidas: vinho e espumante, suco, cerveja, refrigerante, água mineral, lácteas, cachaça e destilados. Integrada ao conceito de tecnologia para as cadeias junto com a Envase Brasil, a Brasil Alimenta oportunizará ainda, o acesso de empresas fornecedoras de tecnologia, produtos e serviços para industrialização, processamento e abastecimento de alimentos, com ênfase nas embalagens e logística. A estimativa é de que mais de 12 mil visitantes, entre profissionais do setor de bebidas em geral, incluindo industriais, técnicos dirigentes das indústrias do setor, circulem pelo evento.
O presidente da Envase Brasil | Brasil Alimenta, Vicente Puerta, acredita que as feiras são ferramentas de relacionamento e comunicação aproximativa entre as organizações e principalmente, constituem um fator muito importante de atualização tecnológica e setorial. “Sem dúvida, a Envase Brasil | Brasil Alimenta tem contribuído ao longo das edições, para a construção de relacionamentos setoriais e para o desenvolvimento de referenciais de mercado”, aponta. Puerta reforça que mesmo com o crescente uso de novos canais de comunicação e tecnologias de informação, a comunicação presencial continuará sendo imprescindível para o sucesso nos negócios.
Nesse sentido, foram firmadas importantes parcerias para desenvolver um programa de ações que possibilitem o alinhamento profissional e focado na geração de relacionamentos e negócios antes, durante e pós-evento. Estão sendo desenvolvidas ações com as seguintes entidades: Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (Apil RS); Associação Gaúcha de Empresas Envasadoras de Água Mineral (Agedam); Sindicato da Indústria da Alimentação de Bento Gonçalves (Sindal BG); Sindicato das Empresas de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (Segh); Prefeitura de Bento Gonçalves e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
PRINCIPAIS ATRAÇÕES
3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios
O 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios acontecerá concomitantemente à Envase Brasil |Brasil Alimenta. Na noite de 26 de abril será realizada a abertura com a presença de comitivas de várias regiões do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Paraguai, Peru, Costa Rica e Equador.
Nos dias 27 e 28 de abril serão realizadas atividades como conferências técnicas e de gestão empresarial com palestrantes de destaque nacional e internacional, visitas técnicas, reuniões de negócios, degustação de queijos e produtos lácteos de mais de 30 empresas da Apil e harmonizações de queijos com vinhos, espumantes, cervejas artesanais e cachaças no Espaço Queijos & Cia. Também estão previstos workshops com profissionais do Instituto Mexicano do Queijo e Jurados do World Cheese Awards.
Formam a base institucional do trabalho as seguintes entidades: Asociación de Pequenãs y Medianas Industrias Láctes a la Cuenca Lechera Argentina (Apymel); Asociación Uruguaya de Pymes Lácteas (Aupyl); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (Apil RS) entre outros. São esperados 350 representantes de pequenas e médias indústrias de laticínios. O evento tem a parceria da Apil RS e o Portalechero.com. A programação completa está abaixo.
Encontro Produtor 2016
Antes mesmo da abertura oficial da Envase Brasil |Brasil Alimenta, o Encontro Produtor 2016 iniciará no dia 26 de abril, a partir das 14h. Representantes de agroindústrias (produções artesanais certificadas) e produtores de sucos e vinhos coloniais estarão reunidos para debater ações e estratégias de desenvolvimento de mercado. A Embrapa, Ibravin, Emater, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e Sebrae RS são parceiros do evento.
Durante a tarde uma série de cases e palestras com os mais diversos temas de interesse para o setor serão ministradas. ‘A agricultura orgânica na Serra Gaúcha’, por meio do case da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg) será apresentado por Jorge Mariani, produtor, técnico enólogo, coordenador geral do Núcleo Serra da Ecovida e conselheiro de Ética da Coopeg. Já Ricardo Antônio Rotta, diretor da H2Orta, tratará ‘A criatividade impulsionando o agronegócio’; Ricardo Edson Fritsch, presidente da Coopernatural (Cooperativa Vida Natural), abordará o tema ‘Desenvolvimento Agroindustrial Sustentável através da produção orgânica na pequena propriedade’; ´O Empoderamento na cadeia produtiva da propriedade ao consumo´ será o tema de Ernesto Kasper, agricultor sócio fundador e vice-presidente -gerente de Relações Institucionais da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus).
2ª Conferência Internacional de Segurança de Alimentos
A 2ª Conferência Internacional de Segurança de Alimentos acontecerá no dia 27 de abril, a partir das 14h. A segurança de alimentos é uma preocupação mundial e não apenas para a proteção da saúde do consumidor, mas também para o comércio local ou internacional. Portanto, as organizações buscam se adaptar ao novo cenário, tendo como desafio principal das empresas brasileiras encontrarem soluções para garantir qualidade, segurança e credibilidade. São parceiros do evento Simpli, Konrad, Sindal BG, SHRBS, Revista Alimentos & Bebidas e S.I.A.RS.
Durante o evento estão previstas palestras que abordarão temas atuais e relevantes para o setor. ´Direito do consumidor à segurança alimentar e responsabilidade civil’ será abordado pela Dra. Caroline Vaz; ‘Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Instalações da Indústria de Alimentos e Bebidas’ será a palestra ministrada por Roberta Fogliatto Mariot; ‘Ecoeficiência em vinícolas’ será tratada por Sérgio Konrad; ‘Sistema Integrado de Gestão da Chandon Brasil’ será o tema de Leandro Faccin. Já Nilson Gasconi abordará ‘Rastreabilidade como Segurança do Alimento’; Áurea Binz apresentará ‘Preparação de jovens para trabalhar na indústria’; e Linéia Silva Espindula apresentará ‘Ganhos ao gerir processos e documentos eletronicamente’.
Envase Experience
Nos dias 28 e 29 de abril a Envase Brasil apresentará o programa Envase Experience e reunirá a experiência e a inovação na voz de palestrantes representantes de setores e segmentos das indústrias de bebidas, trazendo cases e relatos da história de vida de quem faz o dia a dia do setor de bebidas no Brasil e no mundo.
O Envase Experience tem como parceiros as entidades: Abrabe, Ibravin, Revista Engarrafador Moderno e Revista da Cerveja e terá vagas limitadas aos participantes.
O dia 28 será dedicado às cervejas e, para isso, o Falando de cerveja trará mestres cervejeiros renomados e premiados. Já estão confirmados Leonardo Sewald, mestre cervejeiro e diretor de operações da Cervejaria Seasons, com o tema ‘A criatividade a serviço da indústria cervejeira’; Rodrigo Ferraro, mestre cervejeiro da Irmãos Ferraro Microcervejaria, que tratará sobre ´Como empreender em tempos de “oportunidades´.
Marcus Dapper, mestre cervejeiro e docente em Tecnologia Cervejeira que abordará ‘Busca por Conhecimento: A ‘Nova Onda’ da Cerveja Artesanal no Brasil’; Leo Sassen, cervejeiro artesanal desde 2004, fundador da Acerva Gaúcha, juiz de cerveja falará sobre ‘As micro-cervejarias do Rio Grande do Sul no começo do século XX’.
No dia 29, o setor vinícola será contemplado com o Falando de vinhos e espumantes. Os palestrantes já confirmados são Valter José Potter,que tratará ‘Vinícola Guatambú: Do Sonho Sustentabilidade’. Também estão previstos Adolfo Lona, Daniel Dalla Valle e Phillipe Mevel.
Espaço Queijos & Companhia
Em conjunto com a Apil RS e demais parceiros haverá o Espaço Queijos & Cia. Trata-se de uma série de quatro eventos de apresentações e degustações temáticas, em que a atração são os queijos e demais produtos das indústrias associadas à Apil. Diariamente, serão promovidas degustações harmonizadas com vinho, espumante, drinks, cervejas. A ação pretende reunir convidados dos segmentos de industrialização de alimentos, restaurantes, supermercadistas, armazéns especializados, hotéis e refeitórios industriais.
As degustações acontecerão diariamente das 17h30 às 20h no Espaço Apil. No dia 26, após a abertura oficial do evento, o espaço recepcionará os convidados para degustação de queijos e vinhos. No dia 27 serão proporcionadas experiências por meio de queijos harmonizados com destilados. No dia 28 a degustação de queijos e cervejas e no dia 29 com queijos e espumantes.
Atividades paralelas
A Envase Brasil/Brasil Alimenta também agregará atividades paralelas de entidades que aproveitarão o momento para reunir seus associados. A Associação Gaúcha de Envasadores de Água Mineral (Agedam) aproveitará o evento e realizará o 2º Seminário Gaúcho de Águas Minerais, no dia 27 de abril, reunindo associados das indústrias e profissionais interessados no assunto.Da mesma forma, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), por exemplo, pretende reunir na Serra Gaúcha os principais associados para oportunizar o acesso à Envase Brasil/Brasil Alimenta e o relacionamento com expositores de tecnologia, produtos e serviços para as indústrias de bebidas. No dia 28 de abril fará sua reunião de Posse do Conselho Deliberativo para a gestão 2016/2018. A entidade tem uma atuação consolidada como instituição setorial, com 40 anos de atividades.
Programação 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios
Quarta-feira – 27 de abril
09h às 10h30 Situação e perspectivas do setor lácteo internacional, como influenciam o desempenho das pequenas e médias empresas e as diferentes estratégias nos países latino-americanos. Painel com: Apil/Abiq (Brasil), Apymel (Argentina), Aupyl (Uruguay) CIL (Ecuador) – Universidad de Costa Rica, entre outros
10h30 às 11h15 Associativismo como estratégia de crescimento e competitividade em mercados internos e externos – Fernando Ramos, Apymel – Argentina.
11h15 às 11h45 Fruit Break
11h45 às 12h30 Denominação de origem e indicações geográficas para os queijos Latino-americanos. Carlos Yescas – México – Instituto Mexicano do Queijo e juiz do World Cheese Awards
12h30 às 14h30 Tempo Livre para Almoço
14h30 às 15h Fiscalização e inspeção para pequenas e médias indústrias – Dr Caio Tibério da Rocha
15h às 15h45 Novas tecnologias aplicadas a elaboração de queijos duros tipo grana. – Sergio Herrera – Argentina -Jucar S.A –
15h45 às 16h45 Rendimento na fabricação dos queijos-Conceitos e avaliações – Eduardo R. P. Dutra
Quinta-feira – 28 de abril
09h15 às 10h15 Alternativas tecnológicas para a pequena e média indústria láctea. Dr. Guillermo Adrián Sihufe, INTEC – Instituto de Desarrollo Tecnológico para la Industria Química – CONICET – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Argentina.
10h15 às 10h45 Fruit Break
10h45 às 11h45 Mesa redonda: Estratégias de comercialização e promoção do queijo para pequenas empresas de laticínios. Franquias. Caso de sucesso. Georgina Yescas. (Lactography – México ) e Fernando Ramos (Apymel – Argentina).
11h45 às 12h30 Segurança alimentar em lácteos – Silvia Berenguer Barbosa – Brasil.
12h30 às 14h30 Tempo Livre para Almoço
14h30 às 15h15 Inovações no mercado de Queijos Processados – Andrea Maurer /Alfredo Walter – ICL Group
15h15 às 16h Novas tendências em iogurtes e bebidas lácteas
16h às 16h40 Qualidade do Leite e Apresentação do projeto “Metodologia de Coleta Automática de Amostras de Leite”- Maira Balbinotti Zanela. EMBRAPA Clima Temperado.
Encerramento do 3º Encontro Latino-americano para Pmes Lácteas
Contatos para a imprensa:
Lucinara Masiero e Rosângela Longhi
54 3052.0066 | 54 3052.0066 | 54 9151-0006 | Plantão: 54 9147.0098