O leite vem da vaquinha, não da caixinha. A frase, até óbvia, dita pelo gerente do Sebrae em Ribeirão Preto, Rodrigo do Carmo, durante entrevista ao programa Bom Dia Campo, simboliza a necessidade de maior atenção ao produtor de leite. Essa é a proposta do Sebrae, que lançou, na quarta-feira, dia 30, durante a Agrishow 2008, um livro com orientação sobre técnica, gestão e sobre a indústria de laticínios e cooperativas.
A publicação teve como referência o trabalho do Sistema Agroindustrial Integrado, mantido pelo Sebrae em parceria com cooperativas e organizações de produtores em diversas cadeias produtivas, incluindo a leiteira.
– Esses grupos discutem questões técnicas, comerciais e de gestão e fazem um plano de ação – explicou Rodrigo do Carmo.
Com base nessas discussões, o Sebrae, em trabalho conjunto com o Pensa, cooperativas, Federação da Agricultura de São Paulo (Faesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), preparou o livro, que terá distribuição gratuita entre representantes do setor, universidades e centros de pesquisa e na internet, no site do Sebrae, desde quarta-feira.
Pelos Pequenos
Rodrigo do Carmo destacou que as pequenas propriedades rurais representam a maior parcela da agricultura no país, assim como ocorre no meio empresarial. Desta forma, o gerente do Sebrae defendeu a necessidade de uma política pública mais forte a favor do pequeno produtor.
– Ele deve ter alternativas de produção, alternativas de renda para fazer a sua propriedade ser viável.
Uma das saídas, na opinião de Rodrigo do Carmo, é o sistema cooperativista. Para ele, adquirindo insumos, produzindo e comercializando em conjunto, esses pequenos produtores conseguem agregar mais valor à produção e incrementar a renda.
Fonte: Clic RBS