SEAPA MUDA CHEFIAS DE INSPEÇÃO DO LEITE

Insatisfeito com o resultado do trabalho desenvolvido pela coordenação da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria da Agricultura (Seapa), o secretário de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, destituiu do cargo as duas veterinárias de carreira que compartilhavam o comando da divisão.

O principal motivo, segundo ele, é o fato de apenas dez das 58 indústrias fiscalizadas pelas inspetorias estaduais terem se adequado às normas que estabeleceu por meio da portaria 89, publicada há quase quatro meses. ‘Entendo que o processo estava muito lento e que a equipe não deu a ele a importância que eu julgava ideal’, afirmou. ‘Além disso, não houve orientação adequada à cadeia para o desenvolvimento do sistema’, complementou. Publicada em 16 de maio, a portaria 89 visa inibir a fraude do leite no transporte por meio de exigências, que envolvem coleta do produto, cadastro de fornecedores e transportadoras e disponibilização de rotas.

A nova coordenação do Dipoa será anunciada na próxima segunda-feira. Mainardi ainda não decidiu se mantém o formato de gestão compartilhada do setor ou se nomeia um único comandante. ‘O que posso garantir é que teremos uma equipe muito mais ágil e que será estabelecido um novo prazo, talvez mais 60 dias’, disse. Nos bastidores, a informação é de que as duas veterinárias atuavam de maneira rigorosa ao extremo durante as vistorias. Procuradas, nenhuma delas foi encontrada para comentar o episódio. (Correio do Povo)

Associação das Pequenas e
Médias Indústrias de Laticínios
do Rio Grande do Sul

Avenida Celina Chaves Kroeff, s/n
Parque de Exposições, Quadra 19
93270-530 – Esteio/RS
secretaria@apilrs.com.br