OS DESAFIOS DAS CADEIAS PRODUTIVAS PARA 2016

Tema foi um dos mais debatidos durante evento de lançamento da AVISULAT 2016.

des16Representantes dos setores de aves, suínos e leite se reuniram ontem (10), em Porto Alegre, para o lançamento do 5º Avisulat – Congresso e Feira Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, que reunirá toda a cadeia produtiva, de 22 a 24 de novembro de 2016, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. Na ocasião, também foi realizado o painel sobre Desafios das Cadeias Produtivas.

O economista Oscar Frank Junior, da FIERGS, detalhou o impacto da crise política e econômica na indústria nacional, que deve fechar o ano com uma queda no PIB de 3,5% em relação a 2014 e para 2016, a previsão é de queda de 2,5%. “Em termos de Rio Grande do Sul, a perspectiva também é de recessão, porém abaixo da nacional devido ao bom desempenho da agropecuária”,destacou.

O secretário Estadual da Agricultura, Ernani Polo, prestigiou o evento e parabenizou os setores pela união de esforços, organização do AVISULAT e falou dos objetivos da pasta para 2016. “Queremos potencializar ações em defesa da sanidade animal, pois ela garante qualidade e abre novos mercados. Vamos trabalhar especialmente na cadeia do leite, com o Programa Leite Saudável, do Ministério da Agricultura”, disse. O Secretário também afirmou que pretende potencializar a produção de milho no estado, dentro do programa de preservação do solo, atendendo a uma demanda dos setores de aves e suínos, que tem no milho sua base alimentar.

Durante o evento, o coordenador geral da AVISULAT 2016, José Eduardo dos Santos reafirmou a parceria com outras entidades e ressaltou a permuta a ser feita com a APIL-RS, para divulgação da AVISULAT durante o 3º PYMES, em abril, tendo como contrapartida a cedência de espaço para a entidade durante a evento em novembro.

O evento também contou com a presença do presidente da Fiergs, Heitor José Müller; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do RS, Roberto Schroder; o chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência e Tecnologia Dr. Gilberto Pinho, coordenador Técnico e gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Kurt Ziegler, representantes do Banco do Brasil e Sicredi, entre outras autoridades dos setores. A APIL-RS foi representada no evento pelo secretário executivo, Alexandre Rota.

Associação das Pequenas e
Médias Indústrias de Laticínios
do Rio Grande do Sul

Avenida Celina Chaves Kroeff, s/n
Parque de Exposições, Quadra 19
93270-530 – Esteio/RS
secretaria@apilrs.com.br