O leite saiu na frente

1 O IDEAS FOR MILK já é o maior e o mais bem sucedido evento de startups do agronegócio brasileiro. Tivemos 137 propostas de soluções para a cadeia do leite inscritas, apesar do pouco tempo e da restrita divulgação. Destas, selecionamos quarenta para apresentações presenciais em oito cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Em cada uma selecionamos apenas uma ideia. Ao todo, reunimos as oito propostas vencedoras em Brasília, no último dia 13. Transmitimos o evento pela internet e tivemos 539 assistentes! E sabe qual foi o prêmio que oferecemos para o vencedores? Nenhum…

O IDEAS FOR MILK trouxe registros interessantes. Pela primeira vez o setor leiteiro esteve presente na Feira de Inovação FINIT, que dentre outros eventos, sediou o conhecidíssimo Campus Party. Também, foi a primeira vez que doze das melhores universidades estiveram reunidas em torno de um projeto, sem a chancela do MEC e sem recursos financeiros disponíveis. Ao contrário, cada universidade participou com recursos próprios. E o mais importante: foi a primeira vez que se reuniram em torno do setor lácteo, sempre visto como o patinho feio do agronegócio brasileiro.

Outros feitos inusitados ocorreram. Tivemos produtores julgando e sendo julgados. Roberto Jank e Mauríco Silveira Coelho, dois dos mais inovadores produtores brasileiros, participaram como julgadores do IDEAS, enquanto o Egon Kruger, produtor paranaense, disputou a final Campinas com a sua inovação. O ex-presidente da Embrapa Silvio Crestana, físico pesquisador em novos instrumentos, foi um dos ilustres julgadores, juntamente com o secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo, Octaciano Neto, que esteve na Etapa Piracicaba, para conhecer o evento, depois de ouvir falar do IDEAS.

Tivemos pessoal de TI pedindo para conhecer a Embrapa, por que nunca tinham ido a uma fazenda, em toda a sua vida. Tivemos produtor interessado em investir em startup! O principal investidor anjo do Brasil perguntou em voz alta, para todo mundo ouvir: Meu Deus, por quê nunca tinha pensado em investir no agro? Na PUC – Minas, o IDEAS uniu 5 cursos que nunca haviam trabalhado em conjunto, de TI, Engenharia e do agronegócio. E, acreditem, resolveram conhecer a fazenda da Escola, que desconheciam existir! Temos startup já selecionadas e absorvidas por aceleradoras e tivemos associações entre startups concorrentes, que descobriram sinergia entre seus negócios. Ah, e ocorreram dois casos em que empresas multinacionais nos perguntaram: como podemos apoiar o IDEAS?

Ficou evidente o quanto a Universidade Brasileira quer assumir o desafio de trabalhar com o setor produtivo. Mas, não há o ambiente propício no Brasil para que acadêmicos e empresários estejam juntos. Não há ponte entre estes dois mundos, no Brasil! Querem fugir da ditadura do paper, mas não sabem como. O IDEAS foi uma janelinha que se abriu. Foi emocionante ouvir o prof. da UFLA declarar publicamente que o IDEAS foi a experiência mais gratificante que ele teve em 16 anos na carreira. E foi muito promissor descobrir que o movimento Empresas Juniores trará para o Brasil do futuro uma energia inovadora, quando estes meninos chegarem a postos de decisão, daqui a dez anos.

A marca do IDEAS FOR MILK é a DISRUPTURA. Tivemos de aprender a fazer tudo de maneira diferente do que sempre fizemos. O IDEAS FOR MILK é resultado de uma aliança estratégica formada pelas empresas Embrapa e Qrânio (Juiz de Fora), Litteris Consulting (Rio de Janeiro), Carrusca Inovation (Belo Horizonte) e AgriPoint (Piracicaba/SP). Esse “case” de sucesso, reconhecido publicamente como o fato mais importante surgido nos últimos anos na cadeia leite, conforme manifestações públicas (escritas e gravadas) de líderes do setor, me ensinou quatro regras que precisam ser consideradas, para atuarmos neste novo mundo que começamos a viver, o mundo da quarta Revolução Industrial.

A primeira regra: REÚNA COMPETÊNCIAS COMPLEMENTARES DE MODO COLABORATIVO. No modelo antigo, as competências são contratadas no mercado. O sonho de empreender é somente o sonho do contratante. Isso torna o empreendimento caro e arriscado. No mundo novo, o sonho e o risco são responsabilidades compartilhadas. Então, para sonhar grande já não basta ter capital financeiro disponível e contratar parceiros. É preciso ter sócios! Já não basta a velha conversa do ganha-ganha. É preciso saber ganhar juntos! Ganhos compartilhados se multiplicam sozinhos, resultante da natural sinergia! Cada uma das empresas da nossa Aliantaça Estratégica trouxe para o projeto competências não encontradas nas demais.

A segunda regra: REUNIÕES PRESENCIAIS COMO ROTINA SÃO COISAS DO PASSADO. Nós, os cinco dirigentes destas empresas que se associaram, não nos conhecíamos e nunca nos reunimos presencialmente, os cinco. Até hoje não conseguimos fazer sequer uma foto juntos. Ao longo de catorze meses concebemos, planejamos e executamos o projeto por meio de reuniões digitais, apenas. Por outro lado, nos reunimos com a Microsoft, IBM, Totus, Cisco, Senior, First Decision, Baita, Waira, Kick e Tetra Pak. Mas, continuo sem conhecer nenhuma das sedes destas empresas. Tudo fizemos via Skype! Reuniões presenciais são caras e estimulam conversas longas. Reuniões digitais também não podem ser do tipo: eu falo e você escuta. Tem de ser estruturadas em diálogos rápidos e eficientes. Cada fala não deve chegar a dois minutos. Ah, as reuniões digitais perdem eficiência contínua, a partir de 50 minutos de duração!

A terceira regra: EMPREENDA EM REDE. Se tivéssemos estabelecido uma estrutura hierárquica na condução do processo, teríamos um projeto pequeno, do tamanho das nossas energias. Coordenação em vez de Comando e supremacia da Circulação Plena de informações entre os membros, estes dois ingredientes permitiram que cada instituição parceira avaliasse seus ganhos e se posicionasse. Então, nunca é muito repetir, pela primeira vez na história do Brasil conseguimos juntar voluntariamente doze das melhores universidades em torno de um projeto sem orçamento. São elas: UFMG, UFJF, UFV, UFLA, USP/Esalq, USP/São Carlos, UFSCAR, UNICAMP, UFRGS, UFPEL, PUC/MG, PUC/RS.

E, agora, a regra de ouro: SEJA RADICALMENTE TRANSPARENTE. Fale somente a verdade e não tenha aquela velha agenda secreta, que somente você conhece e cujos objetivos seus sócios, parceiros, colegas e colaboradores desconhecem. Em tempos de transparência radical, agenda secreta não é atitude inteligente, pois é grande o risco da solidão ou de reter apenas gente menos competente que você, em torno do seu projeto. Afinal, mais cedo do que você imagina, os objetivos constantes na sua agenda secreta serão conhecidos pelos que estão próximos e eles deixarão de confiar em você, ferindo sua reputação. Nesse caso, seu projeto morre!

É fundamental agradecer especialmente às lideranças do nosso setor. Não procuramos nenhuma empresa láctea para obter patrocínio. Para criar o ecossistema de inovação no leite, apostamos que deveríamos buscar o apoio das entidades. E todas as procuradas somaram forças conosco. ABIQ, ABLV, G100, OCB, Silemg, Sindilat-RS e Sindileite-SP e Viva Lácteos viabilizaram o IDEAS FOR MILK. Para Vinicius de Moraes, é impossível fazer amigos em torno de um copo de leite. É, pode ser… Mas, conseguimos provar que é possível fazer amigos e negócios em torno de iogurtes, queijos, requeijões e bebidas lácteas, ofertando milkbreaks para os jovens inovadores onde eles se encontravam. Conseguimos criar um divisor de águas. O leite é o primeiro produto do agro brasileiro a ter ecossistema de inovação com base na quarta Revolução industrial, do mundo digital, da internet das coisas. Conseguimos juntar físicos, engenheiros e médicos veterinários. Agora, as soluções vão aparecer.

Fechamos 2016, foi um ano profundamente desafiador. Estamos atravessando a maior crise econômica do Brasil República. Mas, precisamos acreditar que em 2017 teremos reversão de expectativas. Minha mãe gosta de dizer, em momentos difíceis, que “dias melhores virão”. Pois, inspirado neste seu pensamento otimista, posso afirmar que, em 2017, IDEAS MELHORES VIRÃO…

 

No site www.ideasformilk.com.br há descriçao das propostas. Em 2017 faremos publicação divulgando com mais detalhes as 40 finalistas.

Por Paulo Martins – Postado em 21/12/2016 www.milkpoint.com.br

Associação das Pequenas e
Médias Indústrias de Laticínios
do Rio Grande do Sul

Avenida Celina Chaves Kroeff, s/n
Parque de Exposições, Quadra 19
93270-530 – Esteio/RS
secretaria@apilrs.com.br