Noticias 11.08.09

Importações – Os números preliminares da média diária de agosto de 2009 das importações de leite e derivados, em dólar, são 16,23% maiores que a média de julho de 2009. Veja no quadro as médias, considerando apenas os dias úteis das importações efetivas em dólar. (www.terraviva.com.br)

 

 

Importações Mensais – Veja as importações de lácteos em julho de 2009 comparadas com julho de 2008 e junho de 2009. Em seguida, as importações acumuladas de janeiro a julho de 2009 comparadas com o mesmo período de 2008. (www.terraviva.com.br)

 

Quixeramobim/CE – Agropecuaristas deste município já estão produzindo o maior queijo do mundo, que terá 820kg. A peça de quase uma tonelada deverá ser apresentada ao público na próxima quinta-feira, na abertura do III Festival do Leite de Quixeramobim (Fest Leite). Após bater o recorde mundial no ano passado, com um queijo de 718kg, eles pretendem incluir 102kg a mais e garantir a hegemonia do título. Até o ano retrasado pertencia aos produtores da Holanda. Segundo a gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), Wilma de Almeida, o Fest Leite tem por objetivo promover a cadeia produtiva da maior bacia leiteira do Estado. Neste ano, além da exposição dos derivados de uma das maiores bacias leiteiras do Ceará, com mais de 60 mil cabeças de gado e cerca de 110 mil litros/dia, também haverá comercialização de produtos lácteos industrializados na região. (Diário do Nordeste/CE)

Negócios

Longa vida – A fábrica da Nestlé Brasil de Araraquara (SP) será ampliada para produzir inicialmente 5 milhões de litros ao mês. A companhia – que é a maior captadora de leite do país – só entrou no varejo de longa no início de abril, deste ano, com as marcas Molico e Ninho. O varejo nacional de leite longa vida movimenta R$ 5,031 bilhões ao ano (dados Nielsen relativos a 2008). No ano passado, em volume, houve pequena retração nas vendas de 1%. Em dólar, entretanto, o faturamento cresceu 5,8%, passando de US$ 2,7 bilhões em 2007 para US$ 2,8 bilhões em 2008. As três maiores marcas – Parmalat, Elegê e Batavo – controlam 23,9% do mercado, segundo a Nielsen. O longa vida é consumido regularmente por 84,3% dos lares brasileiros, segundo a LatinPanel. O maior canal de venda são os pequenos supermercados de vizinhança e as padarias, com 56% do volume comercializado. Em seguida vêm os hiper e supermercados, com 24% e as mercearias, com 16%. (Valor Econômico)

Nestlé – A Nestlé, de acordo com analistas de mercado consultados pela Reuters, deve divulgar amanhã uma alta de 3,9% em suas vendas orgânicas globais (descontando efeitos de aquisições e variações cambiais) no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2008. Incluindo aquisições e o efeito de moedas locais, a previsão é de uma queda nas vendas de 0,6%. No primeiro trimestre do ano, a fabricante do Nescafé e do leite Ninho teve uma alta de 3,8% em suas vendas orgânicas. (Valor Econômico)

Agrinordeste – Especialistas e palestrantes de vários Estados do Brasil participam, entre os dias 19 e 21 de agosto, do 17° Agrinordeste, seminário da agropecuária que discute alternativas para o crescimento econômico do agronegócio da região Nordeste. O encontro acontece no Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda), das 8h às 18h. Este ano, a expectativa dos organizadores é reunir 2,5 mil participantes. Além das palestras, o evento terá oficinas temáticas e minicursos. A novidade do evento é o Show de Lácteos, com exposição de produtos derivados do leite, coordenada pelo Sebrae. O espaço contará com 20 estandes de marcas conhecidas do mercado que reunirão os principais produtores de laticínios de Pernambuco. (Jornal do Commercio/PE)

Wal-Mart – A Wal-Mart Stores Inc. está testando um novo tipo de loja de atacado com temas latinos, em sua busca por crescimento nos Estados Unidos, apesar um desanimador histórico de incursões no segmento étnico realizadas por outras redes varejistas. O Más Club, inaugurado quinta- feira em Houston, Texas, visa satisfazer o desejo dos imigrantes de saborear seus alimentos tradicionais, oferecendo-os em grandes volumes, ao estilo americano. Esse clube de compras, derivado da rede Sam’s Club, faz parte de um esforço mais amplo da grande rede varejista de conquistar com lojas especializadas a população latina do país, que está em rápido crescimento. A iniciativa também surge num momento em que o Wal-Mart procura revigorar seu faturamento nas lojas do Sam’s Club. (Valor Econômico)

Kraft – A Kraft Foods investirá R$ 100 milhões na construção de uma fábrica de chocolates e refrescos em pó em Vitória de Santo Antão (PE), a 45 km do Recife. A previsão é que a sexta unidade da multinacional no Brasil comece a operar no primeiro semestre de 2011. Os recursos para o investimento virão do caixa da empresa no Brasil e no exterior. A Kraft não divulga seus resultados por país, mas foi nos mercados em desenvolvimento que a empresa obteve o maior crescimento de receita no segundo trimestre, ante igual período de 2008: 9,3. E foi justamente com os produtos das duas marcas que vão sair da nova fábrica que a Kraft obteve os maiores saltos na América Latina: Tang (alta de 35%) e Lacta (30%). (Valor Econômico)

Setoriais

Fiscalização/GO – Balanço parcial do primeiro semestre deste ano na análise de alimentos coletados pelo Setor de Monitoramento de Qualidade em Alimentos da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Municipal) revela que, das 134 amostras, mais da metade apresenta laudo insatisfatório. Foram alvos da pesquisa queijo frescal e ricota, pães integrais, salgados de cantinas escolares, especiarias em pó ou em flocos, água mineral e torta doce vendida em feiras. Giselle Freitas, nutricionista e chefe do Visa Municipal, considera o resultado preocupante por detectar bactérias como salmonela, estafilococos, pseudomonas e coliformes fecais. Em reunião com outros setores de fiscalização, a Visa Municipal solicita rigor dos responsáveis pela produção dos alimentos. Queijos devem possuir informações sobre procedência e data de validade. Cabe ao consumidor conferir a rotulagem e observar se o queijo possui boa aparência, cheiro característico e sem excesso de água ou estufado. (Goiânia em Rede)

Máquinas – A produção de máquinas agrícolas automotrizes foi de 5.639 unidades em julho, o que implica uma expansão de 38,7% em relação às 4.065 unidades do mês antecedente, informou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No comparativo com as 7.591 unidades fabricadas em julho de 2008, no entanto, a produção de máquinas agrícolas caiu 25,7%. No acumulado de 2009, o resultado foi de encolhimento na produção. Foram fabricadas 34.058 máquinas agrícolas, 28,3% a menos do que nos sete primeiros meses do calendário anterior (47.482 unidades). (Valor Online)

VPB – O Valor Bruto da Produção (VPB) este ano deve ser de R$ 153,8 bilhões, 3,8% menos (em termos reais) do que em 2008, quando alcançou R$ 159,8 bilhões, informou o Ministério da Agricultura. O número, calculado pela Assessoria de Gestão Estratégica do ministério, tem como base a estimativa da safra de grãos da Conab e do IBGE. Uva, cacau, batata e cana, arroz, mandioca e tomate apresentaram resultado positivo. Já algodão herbáceo, milho, cebola, café, amendoim, fumo, pimenta-do-reino, soja e laranja apresentaram recuo, segundo o ministério. (Valor Econômico)

Soja – A safra 2009/10 de soja terá leve aumento de área, diz Carlo Lovatelli, presidente da Abiove e da Abag. A pequena alta se deve ao fato de o produto ter “viés de baixa” nos preços, devido à grande produção nos EUA. (Folha de SP)

Fosfertil – A Fosfertil obteve lucro líquido de R$ 82 milhões no primeiro semestre, 80% inferior ao de igual período de 2008. Esse resultado reflete a queda dos preços dos fertilizantes fosfatados e nitrogenados no mercado internacional. (Folha de SP)

 

Economia

Balança – A balança comercial brasileira registrou superávit de 935 milhões de dólares na primeira semana de agosto, com cinco dias úteis, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta segunda-feira. O superávit é resultado de exportações de 3,274 bilhões de dólares (média diária de 654,8 milhões de dólares) e importações de 2,339 bilhões de dólares (média diária de 467,8 milhões de dólares). No ano, a balança comercial acumula superávit de 17,848 bilhões de dólares, 22,4% superior aos 14,587 bilhões de dólares registrados no mesmo período do ano passado. (Reuters)

Varejo/SP – Após nove meses de queda no faturamento real, o comércio varejista na capital paulista registrou em junho os primeiros sinais de recuperação diante dos efeitos da crise financeira mundial na economia brasileira. A conclusão é de Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). No mês de junho, o varejo registrou alta de 5,4% ante maio de 2009. A maior elevação no faturamento em junho foi registrada no setor de supermercados, com alta de 12,2% ante igual mês de 2008. Essa é a terceira alta consecutiva no setor. No primeiro semestre, o desempenho também foi positivo, acumulando de janeiro a junho aumento de 5,6% em relação aos primeiros seis meses de 2008. Para Carvalho, a alta no setor revela a tendência do consumidor em dar prioridade a gastos que foram cortados durante os primeiros meses de crise no País, no final do ano passado. (Agência Estado)

Custo de vida – O Índice do Custo de Vida da Classe Média terminou o mês de julho com alta de 0,30%, maior que a de junho que foi de 0,11%. O acumulado dos últimos 12 meses terminados em julho recuou de 4,36%, em junho, para 4,16%. O acumulado do período de janeiro a julho deste ano está em 2,24%. O grupo alimentação, com alta de 0,91%, ante 0,08% em junho, contribuiu com 0,1612 ponto percentual no índice, e atinge 3,32% de acumulado no ano de 2009 até julho. (Folhapress )

Globalização e Mercosul

Quotas – Uma coalizão de empresas de produtos alimentícios enviou ontem ao Departamento de Agricultura dos EUA um pedido de aumento das quotas de importação de açúcar do país, após os preços dispararem para o mais alto nível em 28 anos e os estoques despencarem – são os menores em 34 anos. As empresas, entre elas General Mills, Kraft Foods e Her-shey, querem importar mais açúcar do Brasil e das Filipinas. Segundo o comunicado, “sem o aumento da quota, os consumidores irão pagar preços mais altos e os empregos nas indústrias estarão em risco”. (Folha de SP)

Associação das Pequenas e
Médias Indústrias de Laticínios
do Rio Grande do Sul

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