Retomadas visitas técnicas de fiscalização em laticínios gaúchos

Esteio – Os órgãos de fiscalização sanitária acompanhados de integrantes do Ministério Público retomaram as visitas técnicas nos laticínios do Rio Grande do Sul. Entre os procedimentos verificados nestas visitas, está a checagem da existência do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL) nos laticínios do Rio Grande do Sul. A ação estava suspensa durante a pandemia da Covid-19.

O Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite é formatado a partir das Instruções Normativas (IN) 76 e 77, e determina práticas que qualidade e controle sanitário na produção do leite. Todo o laticínio tem que ter o plano para colocar em prática. Durante a auditoria, é necessário comprovar a existência do PQFL, mesmo que os produtores ainda não tenham aderido ao sistema de monitoramento da qualidade.

Este procedimento de qualidade deve estar implantado, ou para que se demonstre “boa fé”, no ato da visita técnica, a empresa precisa mostrar que ele está sendo elaborado. O prazo de implementação deste plano já expirou há cerca de dois anos.  A não apresentação do plano pode resultar em autuação e multa por parte dos órgãos fiscalizadores.  

Associação das Pequenas e
Médias Indústrias de Laticínios
do Rio Grande do Sul

Avenida Celina Chaves Kroeff, s/n
Parque de Exposições, Quadra 19
93270-530 – Esteio/RS
secretaria@apilrs.com.br