Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Leiteira é instalada na AL

 A APIL-RS, representada por seu presidente Wlademir Pedro Dall’Bosco, diretoria e associados participou da cerimônia de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Leiteira, coordenada pelo deputado Aloísio Classmann (PTB), instalada em solenidade no início da tarde dessa quinta feira (5), na Assembleia Legislativa.

Classmann salientou que a instalação da Frente foi apoiada por todos os parlamentares da Casa e registrou que cerca 125 mil famílias, espalhadas por 90 municípios, são as responsáveis pela indústria leiteira gaúcha e por cerca de 3,5% do PIB do estado, totalizando R$ 6 bilhões. O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do País,  responsável por 12% da produção Nacional. A produção diária chega a 10,9 milhões de litros de leite, o que representa mais de 3,9 bilhões de litros produzidos a cada ano, ficando atrás apenas de Minas Gerais. “A frente parlamentar quer estar ao lado dos produtores para uma qualidade maior da indústria e para que a produção possa duplicar na próxima década”, afirmou o deputado.

Segundo Classmann, a Frente Parlamentar quer estar à disposição e dar estímulos ao produtor. Para isso, apoia o PL 280 2013, que institui o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite no Rio Grande do Sul – Prodeleite/RS, e cria o Sistema Integrado de Pesquisa e de Inovação Tecnológica da Cadeia Produtiva do Leite.

O secretário Mainardi , saudou o deputado Aloísio Classmann pela iniciativa a criação da Frente Parlamentar que dará estabilidade às políticas que o governo gaúcho pretende implantar, que passam pela propriedade rural e chegam às prateleiras dos mercados. “Em dez anos, vamos chegar a 20 milhões de litros produzidos por ano, com o melhor leite do Brasil e com condições de vender para qualquer país do mundo”, afirmou Mainardi.Informou que o Prodeleite é a mais importante medida sanitária tomada para uma produção de leite que deve chegar a 20 milhões de litros nos próximos 10 anos.

O presidente da Casa, Pedro Westphalen (PP), destacou a importância de mais um instrumento em defesa desse importante segmento da economia gaúcha e no apoio aos pequenos produtores na produção leiteira e na economia estadual.

Participaram ainda da solenidade de lançamento da Frente Parlamentar os deputados Edson Brum (PMDB), presidente da Comissão Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL; Ronaldo Santini (PTB), João Fischer (PP), Zilá Breitenbach (PSDB), Ernani Polo (PP) e Paulo Borges (DEM); o subprocurador de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Rodrigo Lorenzoni; o representante da Associação e Sindicato Regional de Bagé, Paulo Krause; o presidente da Ocergs, Vergilio Perius; do presidente da CIC Vale do Taquari, Oreno Ardêmio Heineck; do presidente da Câmara Temática do Leite da Ocergs e presidente da Cooperativa de Suinocultores de Encantado (COSUEL), Giberto Piccinini; do diretor do Banrisul, Ivandre Medeiros; prefeitos, vereadores, secretários municipais e produtores.

Crédito Fotos: Vinícius Filipin

Associação das Pequenas e
Médias Indústrias de Laticínios
do Rio Grande do Sul

Avenida Celina Chaves Kroeff, s/n
Parque de Exposições, Quadra 19
93270-530 – Esteio/RS
secretaria@apilrs.com.br