Com o objetivo de obrar a produção de leite do Rio Grande do Sul em dez anos dentro do Programa Mais Leite de Qualidade, lançando pelo governo do Estado nesta segunda-feira, na Expodireto Cotrijal. A iniciativa financiará até 44 mil resfriadores de leite aos produtores gaúchos, com recurso de cerca de R$ 440 milhões.
O Estado produziu 4,19 bilhões de litros de leite em 2012, 8% a mais do que em 2011. Se compararmos o saldo do último ano com o dado de 2004, quando os gaúchos produziram 2,36 bilhões de litros de leite, o crescimento da produção chega a 77%. Segundo o secretário de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, o programa nasceu dos debates da Câmara Setorial do Leite, nos últimos dois anos.
O programa deve ser apresentado oficialmente em abril. Clóvis Marcelo Roesler, presidente da APIL –RS, assinou a participação da entidade neste novo programa estadual, posteriormente os associados participaram de sua reunião mensal, com a participação do secretário adjunto da SEAPA Claudio Fioreze e Fernanda Costa Maia do BRDE. Debatendo este tema com a participação dos laticínios associados.
APIL -RS