As exportações de lácteos dos Estados Unidos apresentaram queda no primeiro trimestre de 2009, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. As exportações totais de lácteos no 1º trimestre do ano foram de US$ 502,4 milhões, 51% a menos que no ano anterior, de acordo com dados comerciais divulgados pelo Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em 12 de maio. As exportações no mês de março foram de US$ 170,1 milhões, também 51% a menos que no ano anterior.
Os exportadores norte-americanos venderam 50.294 toneladas de leite em pó desnatado no primeiro trimestre, 52% a menos que no mesmo período do ano anterior. As exportações para todas as regiões foram menores, com grandes declínios registrados nas vendas ao México, Sudeste da Ásia, China e Oriente Médio/Norte da África.
As exportações de queijos no primeiro trimestre foram de 24.621 toneladas, 26% a menos em comparação a 2008. As exportações ao México foram maiores, mas não o suficiente para compensar os declínios nas vendas para Ásia e Oriente Médio/Norte da África. As exportações de óleo de manteiga no primeiro trimestre foram de apenas 5.162 toneladas, 78% a menos que no ano anterior. Os envios ao México e Canadá foram maiores, mas não houve vendas à Rússia e ao Norte da África, que foram clientes importantes no ano anterior.
O soro do leite continuou apresentando bom desempenho, com os EUA exportando mais produtos nesse ano que no ano anterior. As exportações de soro de leite desidratado foram de 50.359 toneladas no primeiro trimestre, 19% a mais que no ano anterior e as exportações de isolado de proteína do soro de leite foram de 3.614 toneladas, 40% a mais. Ao mesmo tempo, as exportações de concentrado de proteína do soro de leite foram de 28.144 toneladas, 18% a menos. As exportações totais de proteínas do soro de leite foram de 82.127 toneladas, 3% a mais que no primeiro trimestre de 2008. As vendas à China, Japão e México foram maiores, enquanto as vendas ao Sudeste da Ásia foram menores.
As exportações de lactose foram de 45.265 toneladas no primeiro trimestre, 3% a menos que no ano anterior. Os envios para China e Oceania dobraram, mas foram compensados pelo declínios nas vendas a Japão, Sudeste da Ásia, México e Coreia.
Nos primeiros três meses do ano, as exportações dos EUA foram equivalentes a 23% da produção de leite em pó desnatado, 48% de proteínas do soro de leite, 58% de lactose, 2,2% de queijos e 2,4% de manteiga.
As informações são do Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (U.S. Dairy Export Council – USDEC)