Conselho Técnico APIL realiza palestra técnica aos associados, ministrada por Jaime Dietrich

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 13 de outubro de 2022, uma palestra técnica do Conselho Técnico APIL, ministrada por Jaime Dietrich, sobre impactos econômicos dos altos níveis de CCS na produção leiteira e na produção de queijos, e as novas tecnologias de monitoramento e controle da mastite.

Um encontro muito produtivo, realizado on-line, que esclareceu, tirou dúvidas e orientou sobre a relevância do controle de CCS, os impactos que se tem dentro da indústria, como a rentabilidade de produção é afetada caso não ocorra esse controle.

Dietrich relatou sobre a realização de um programa de controle e monitoramento da fazenda no que se refere a mastite, fator que apresenta maior alteração dos níveis da CCS. Ainda, sobre a existência de novos recursos tecnológicos disponíveis para monitoramento dos agentes, bem como, da existência de recursos disponíveis para as melhorias – Programo de Leite Seguro, que oferece subsídios fiscais que custeiam as análises e também os custos com treinamento e assistência ao produtor.

– Tivemos um momento de grande aprendizado e troca de ideias. A APIL agradece ao Jaime pela disponibilidade em trazer mais conhecimento aos associados e parabeniza aqueles que participaram, que aceitaram o convite da entidade de buscar novos olhares sobre esse assunto que é de extrema importância para produtores, já que altas CCS significam menor retorno econômico, em decorrência da redução na produção, dos gastos com medicamentos e também das penalidades aplicadas, e indústria, já que significam problemas no processamento do leite e redução no rendimento, em razão dos teores inferiores de caseína, gordura e lactose, que resultam em produtos de baixa qualidade e estabilidade. Destaca o presidente da APIL, Humberto Brustolin.

Associação das Pequenas e
Médias Indústrias de Laticínios
do Rio Grande do Sul

Avenida Celina Chaves Kroeff, s/n
Parque de Exposições, Quadra 19
93270-530 – Esteio/RS
secretaria@apilrs.com.br