O encontro ocorreu na última terça-feira, 6 de dezembro, na Sala Alberto Pasqualini, na Assembléia Legislativa gaúcha. Estiveram presentes o presidente da Apil/RS, Wlademir Dall’Bosco, o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, os deputados estaduais Zé Nunes (PT), Tarcísio Zimmermann (PT), Elton Weber (PSB), o chefe de gabinete do deputado Gilmar Sossella (PDT), além de assessores técnicos da bancada do PMDB que representaram o deputado Edson Brum.
Durante o debate Wlademir Dall’Bosco explicou que a entidade está reivindicando a utilização dos dois decretos lei que tratam dos créditos presumidos para aquisição de leite. “Queremos a manutenção dos créditos para as vendas internas conforme o decreto 53643 de 17/07/2017 que limita o crédito em 3 milhões de litros de leite mês, usando para tal a tabela progressiva que consta no mesmo texto, e também a utilização para as vendas a outros estados do decreto 53183 de 31/08/2016 que não prevê limites”, destacou.
A entidade vem abordando este tema ao longo do ano com as secretarias estaduais da Fazenda e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e tecnologia, visando o crescimento das pequenas agroindústrias do setor lácteo gaúcho.