Reunida na tarde de terça-feira, (18/12) na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, os integrantes da Câmara Temática do Leite da Ocergs e APIL – RS que reúne as 52 pequenas laticínios e as cooperativas do setor leite, prestaram uma homenagem ao Secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, pelos trabalhos prestados ao setor leiteiro gaúcho, que culminaram com a aprovação pelo legislativo estadual dos projetos de lei do Fundoleite e do Prodeleite e consequentemente IGL.
Em sua reunião, os representantes da direção do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e das cooperativas Cosuel, Santa Clara, CCGL, Languiru, Piá e Cosulati debateram assuntos relativos ao Pis/Cofins junto ao Ministério da Fazenda e posteriormente em reunião com as duas diretorias sobre a implantação do Instituto Gaúcho do Leite, dentre outras pautas relevantes para o setor.
Sob a coordenação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e do presidente da Câmara Temática do Leite da Ocergs, Gilberto Piccinini, após as discussões com os técnicos do Sistema sobre a implantação do Instituto, os presentes, acompanhados da direção da Apil (Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS) prestaram a homenagem ao secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.
Wladimir Pedro dal” Bosco falou que não quer nada que não seja correto e justo mas o que for de direito a APIL –RS, lutará para conquistar mas que lutaremos para tudo que for sim de direito para a Associação.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, destacou em sua fala que “essa homenagem é para o secretário que lutou por essa causa e nos mostrou que as cooperativas e as pequenas indústrias de leite são fundamentais para crescermos juntos”, ao assegurar que todo esse trabalho está sendo realizado com muita firmeza e segurança, sempre em busca de beneficiar os associados das cooperativas.
O secretário Mainardi, no momento em que agradeceu a homenagem dos cooperativistas, observou que “todo esse incansável trabalho foi muito bem planejado. Tivemos alguns percalços, mas ao fim chegamos ao resultado esperado. Pretendemos organizar a cadeia do leite e unir todos esses elos. Mas a nossa luta não tem fim. Com o Fundoleite e o Prodeleite queremos chegar aos 12 milhões de litros/dia em nosso Estado”, finalizou.
Participaram da reunião e da homenagem, o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, o presidente da Apil Wladimei Pedro Dal”Bosco , além do presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Sauthier, da Cosuel, Gilberto Piccinini e o superintendente da Fecoagro, Tarcísio Minetto. Além deles, dezenas de dirigentes e técnicos de cooperativas e da secretaria da Agricultura.
O que é o Prodeleite (PL 280/2013)
Trata-se de política setorial do Estado que compreende um modelo de funcionamento sistêmico e ordenado de toda a cadeia produtiva do leite, desde a produção da matéria-prima até a colocação dos seus derivados no mercado.
O que é o Fundoleite (PL 281/2013)
Fundo financeiro de direito público, gerido pelos elos públicos e privados da cadeia, para a captação de recursos, a fim de viabilizar projetos e ações. APIL –RS e OCERGS.