Apil participa de reunião sobre estiagem na Famurs

Foto: Guilherme Pedrotti / Comunicação Famurs

Porto Alegre – A Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil) participou, na manhã desta terça-feira, 15, de uma reunião híbrida, realizada na sede da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O encontro, que teve por objetivo alinhar a pauta das entidades para cobrar dos órgãos competentes alternativas à estiagem que flagela o Estado desde o ano passado, finalizou com a formalização de dois pleitos – um, na esfera federal, dirigido à União e outro endereçado ao governo do Estado.

Conforme o assessor executivo da Apil, Osmar Redin, que no evento representou o presidente Délcio Giacomini e o vice-presidente da associação, Humberto Brustolin, o grupo de entidades que participou da discussão acordou em encaminhar um documento ao governo federal, solicitando a revisão orçamentária para o ano de 2022. “É necessário que sejam previstos créditos e seguro, para as propriedades agropecuárias atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul”, destaca Redin.

Ainda, segundo ele, haverá uma nova reunião, desta vez com representantes dos estados de Santa Cataria, Paraná e Mato Grosso do Sul – todos igualmente atingidos pela estiagem. “O grande problema reside na falta de previsão orçamentária para os créditos agrícolas. O foco será para a alteração da lei orçamentária”, pontua o assessor executivo da Apil, pois sem essa previsão não há equalização dos juros agrícolas e nem recursos.

Já para o governo do estado, deverá ser enviado um documento solicitado a criação de um comitê de crise para o acompanhamento da estiagem. “Este comitê deverá, por meio das secretarias de estado e das lideranças do setor da agropecuária, acompanhar os problemas gerados pela falta de chuva e viabilizar ações, para ajudar o setor nesta situação crítica que passa o estado e, sobretudo, os produtores de leite.” Conforme Redin, o apoio da Apil vai ao encontro das demais entidades, para reforçar a importância da destinação de crédito e recursos para apoiar as propriedades rurais atingidas pela grave estiagem.

Associação das Pequenas e
Médias Indústrias de Laticínios
do Rio Grande do Sul

Avenida Celina Chaves Kroeff, s/n
Parque de Exposições, Quadra 19
93270-530 – Esteio/RS
secretaria@apilrs.com.br