Esteio – A Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil) participou de uma audiência pública, promovida pela Deputada Estadual Zilá Breitenbach, sobre a discussão do uso de biodigestores e a experiência positiva na Bacia Hidrográfica do Rio Várzea, no Rio Grande do Sul.
Chamado de “os benefícios econômicos e Ambientais a partir dos Biodigestores na Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea”, o evento contou com o Secretário Estadual de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara e a Secretária Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti. Ortigara foi um dos palestrantes.
O encontro ocorreu de forma virtual nesta segunda-feira, 14, e discutiu o uso de biodigestores para a produção de energia a partir desta tecnologia. Representando a Associação, a convite da deputada estadual Zilá Breitenbach, o assessor executivo da Apil, Osmar Redin participou da audiência. De acordo com ele, o secretário de agricultura do Paraná Norberto Ortigara destacou os avanços com uso de biodigestores no Paraná. “Em financiamentos, o governo paranaense subsidia até 100% dos juros no financiamento da compra de biodigestores e o sistema de geração fotovoltaica”, destaca Redin.