Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 1º de setembro de 2022, o evento que reuniu autoridades, lideranças e associados na Casa APIL em Esteio/RS, para apresentar a maquete e Pedra Fundamental, do projeto Memorial do Queijo Gaúcho.
O projeto aprovado no valor de R$ 1.780,385, foi captado entre doze empresas, laticínios, sócios-parceiros da Apil e uma empresa que aceitou ser parceira neste projeto.
Ele foi idealizado pela entidade, sendo abraçado pela Secretaria Estadual de Cultura, via leis de incentivo à cultura do Estado, ainda em 2021, sendo idealizada sua construção junto à sede da associação, localizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O local vai mostrar como se fabricavam os primeiros queijos, produzidos de forma artesanal, pelos primeiros produtores do Estado.
Ainda, em sua parte estrutural terá um auditório e será utilizado para eventos culturais, estando aberto durante todo o ano.
Fizeram uso da palavra o Presidente da Apil, Humberto Brustolin, a Secretária em Exercício da Secretaria da Cultura, Gabriela Meindrad, o Prefeito do Município de Esteio, Leonardo Pascoal, e o Secretário Adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, Rodrigo Ramos Rizzo, que no ato representou o Governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior.
Em seu pronunciamento o presidente Humberto falou sobre a entidade, e do trabalho que vem sendo realizado, sempre priorizando valorizar o setor lácteo e apresentar a qualidade dos produtos gaúchos.
– É de extrema importância para as empresas associadas essa valorização dos seus produtos, e estamos sempre pleiteando pelos interesses de todos. Falando sobre o Memorial do Queijo Gaúcho, é um projeto que vem para trazer a história do queijo, mostrar, de maneira especial para as crianças, e claro toda comunidade, de onde vem o leite, como é feito o queijo, e com isso, incentivar o consumo de lácteos. Quero parabenizar à todos os envolvidos, reforçando a iniciativa dos ex-presidentes da entidade, os senhores Delcio Roque Giacomini, da Friolack, e Wladimir Pedro Dall’Bosco, da Mandaká, que acreditaram na ideia, e hoje estamos dando sequência ao que foi idealizado ainda em suas gestões. Nossa associação tem força, somos unidos, mas precisamos desenvolver ainda mais, levar para as autoridades as necessidades do setor. E nesse contexto, precisamos de políticas públicas tributárias que incentivem a indústria, precisamos ser ouvidos. Estamos atuando para isso, e contamos com a ajuda de todos. Destaca o presidente Humberto.
O projeto Memorial do Queijo Gaúcho foi desenvolvido e terá acompanhamento do arquiteto Leonardo Alberto Bianchini, de Lajeado.
Após o ato de lançamento o público foi agraciado com tábuas de queijos, preparadas pela Coordenadora de Marketing da Associação, Gabriela Mattes Brustolin, com produtos ofertados pelos associados.