Aproveitando a estada no país vizinho, em virtude da Viagem Técnica Láctea para Argentina, mais especificamente na localidade de Villa Mariá, estado de Córdoba/AR, a diretoria da APIL consolidou uma importante parceria com a Escola Superior Integral de Leite (FUNESIL), que tem como diretor da Fundação ESIL (FUNESIL), Alfredo Gadara.
Os gestores assinaram um acordo de colaboração por meio do qual, ambas as instituições ficaram comprometidas com a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e capacitação em produção primária e industrialização de leite.
Ainda, o acordo inclui a possibilidade de estudantes de nível superior da ESIL realizarem estágios em algumas das 40 indústrias que fazem parte da APIL no sul do Brasil.
O presidente da APIL, destacou que o acordo gera uma grande possibilidade de troca de conhecimento e crescimento das duas instituições.
O contrato foi assinado na presença da comitiva da APIL, que realiza a Viagem Técnica Láctea para Argentina, juntamente com Germán Tenedini, Diretor Geral de Controle da Indústria Alimentícia de Córdoba, pertencente ao Ministério de Indústria, Comércio e Mineração, da Província de Córdoba e Martín Ruiz Jefe, Chefe da Área de Administração da Direção Geral de Controle da Indústria Alimentícia de Córdoba, e afirma o interesse de crescimento e constante aprendizado de ambas instituições, e das regiões onde estão inseridas.