Diante do cenário de calamidade pública em diversos municípios do Rio Grande do Sul, estabelecido pela Portaria n° 1.354, de 02 de maio de 2024, em razão dos eventos climáticos de chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul, a Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (APIL), encaminhou no dia 14 de maio de 2024, um documento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), solicitando a liberação de comercialização de leite SPOT e produtos lácteos das indústrias com SIM e SIE do RS para outros estados. A iniciativa visa amenizar os prejuízos das indústrias diante do cenário desafiador que enfrentam.
O governo federal publicou na quarta-feira, 15 de maio de 2024, a Portaria SDA/Mapa 1.114 que autoriza o ingresso e a comercialização de produtos de origem animal do Rio Grande do Sul com inspeção municipal e estadual em todo o país, em caráter emergencial, durante o prazo de 90 dias.
Um grande alento para as indústrias do Sul. Seguimos firmes e atuantes, na missão de auxiliar nossos associados, especialmente neste momento tão deliciado.