Fundada em 18 de dezembro de 2001, por um grupo de 18 pequenos industriais laticinistas, liderados pelo empresário José Renato Coimbra.
O grupo foi se formando nos anos de 1998 a 2001, quando eram reunidos nas quartas de manhã todas as pequenas indústrias de leite Tipo C, na CORAG em Porto Alegre, para troca dos Vale-Leite, programa de distribuição de leite do governo do estado. Enquanto esperavam a contagem estes pequenos empresários discutiam problemas comuns, de produto, legislação entre outros, contatando a dificuldade de informação da área, além dos custos mais elevados pagos por vários insumos e embalagens. A maturidade destas conversas tomou fundo, e em 18 de dezembro de 2001, culminou com a assembleia de constituição da Associação a da criação do seu Estatuto.
A partir daí a APIL passou a atuar em várias frentes, congregando as empresas, propiciando troca de informações, se integrando no programa Redes do governo do estado, investindo a pesquisa de novos produtos e criando uma marca comercial.
A APIL, hoje já com suas estruturas edificadas segue sempre lutando pelo crescimento das Pequenas Agroindústrias de Leite Gaúchas, exigindo seu espaço no cenário econômico, sempre com o lema “UNIDOS SEREMOS FORTES, INDIVIDUALMENTE SEREMOS APENAS MAIS UM”.
Parabéns APIL, que venham tantos anos de muitas conquistas e progresso para o setor lácteo!