APIL bate record do maior fondue e maior distribuição de fondue de queijos do Brasil

Somos Record! O maior fondue de queijo do Brasil, com 184 litros, e maior distribuição de fondue do Brasil, 2.494 unidades, é da APIL – Associação de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul.

A ação que foi realizada pela entidade, aconteceu nesta quinta-feira, 31 de agosto de 2023, na Casa APIL, em Esteio, Rio Grande do Sul, durante a 46ª Expointer.

O feito é inédito, e foi auditado pelo RankBrasil, uma empresa independente que atua há mais de duas décadas em todo território nacional, registrando exclusivamente recordes brasileiros.

A receita caseira, exclusiva do Chef Christopher Santana Machado, utilizou para a produção do fondue queijos ementhal, gruyere, cobocó e colonial, que foi servido com 140 quilos de queijo em cubos, e pães.

De acordo com a diretoria da APIL, bater o record de maior fondue e maior distribuição de fondue, teve por objetivo divulgar os produtos lácteos de seus cerca de 40 laticínios associados, incentivando assim, o consumo de lácteos, e fomentar o turismo, já que o prato é típico da culinária gaúcha, especialmente na região da Serra.

O presidente da Associação, Humberto Brustolin, destaca que a APIL mantém suas funções ativas durante todo o ano no parque Assis Brasil, dando ‘vida’ ao local, e busca sempre realizar ações que visam o consumo de lácteos. “Durante a Expointer buscamos organizar programações e este ano estamos fazendo mais uma divulgação dos produtos lácteos. Escolhemos a receita de fondue de queijos pela proximidade muito grande com o nosso Estado, com o nosso clima. É um prato importante da culinária no inverno, mais um atrativo turístico no Estado, por isso da escolha, para atender um dos objetivos, de fomentar o turismo gaúcho. Além, do maior fondue do Brasil, quebramos o record de maior distribuição de fondue em nível nacional. Com isso, queremos também, incentivar o consumo de produtos lácteos. É um segmento muito importante para a economia gaúcha e nacional, ainda mais em uma fase delicada que estamos, com uma enxurrada de importações que prejudicam produtores de leite e indústria, por uma concorrência desleal’, comenta o presidente.

A APIL agradece todas as pessoas que contribuíram para o sucesso dessa ação, em especial, ao público que teve a oportunidade de degustar o fondue e quebrar o record conosco!

Sobre o fondue: um prato de origem suíça, que surgiu na Segunda Guerra Mundial, sendo consumido inicialmente por camponeses, que tinham escassez de comida, tenda a opção como praticidade de compra. O 1º fondue no Brasil foi servido em Gramado, em 1974, no restaurante do Hotel Estalagem Saint Huberts, local já extinto, tendo adaptações no preparo e método servido, havendo sofisticação para os paladares mais exigentes. A receita suíça sofreu alterações, mas manteve suas características originais.

Associação das Pequenas e
Médias Indústrias de Laticínios
do Rio Grande do Sul

Avenida Celina Chaves Kroeff, s/n
Parque de Exposições, Quadra 19
93270-530 – Esteio/RS
secretaria@apilrs.com.br