No Rio Grande do Sul, as pequenas e médias indústrias de laticínios têm um papel essencial no desenvolvimento econômico e social, tanto no contexto estadual quanto na contribuição para o cenário nacional.
O estado é o terceiro maior produtor de leite do Brasil, representando aproximadamente 12% da produção nacional, produzindo cerca de 4,0 bilhões de litros de leite por ano.
Cerca de 28% dessa produção é destinada para fabricação de queijos. Isso representa um volume de aproximadamente 300 toneladas por dia.
Todas as pequenas e médias indústrias do RS produzem cerca de 75% do queijo do Estado. Os laticínios ligados a APIL respondem por aproximadamente 60% dessa produção, e desempenham um papel estratégico no setor laticinista brasileiro, promovendo o desenvolvimento de regiões rurais, gerando emprego e renda, e contribuindo para a diversidade e a qualidade dos produtos derivados do leite no Brasil.
Essas indústrias não só promovem o desenvolvimento econômico, mas também desempenham um papel essencial na segurança alimentar e na sustentabilidade do setor agroindustrial.



