Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 10 de abril de 2024, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), uma reunião proposta pelo presidente da Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o Deputado Estadual Thiago Duarte.
A pauta do encontro foi os decretos de revisão de benefícios fiscais concedidos pelo Estado, e na oportunidade, debatido quanto as propostas defendidas pelos diversos setores produtivos do Rio Grande do Sul.
A APIL esteve presente, representada pelo presidente Humberto Döering Brustolin, o diretor de relações institucionais, Wlademir Pedro Dall’Bosco, e o assessor executivo, Osmar Redin.
Na oportunidade, o diretor Wlademir compôs a mesa de autoridades e fez uso da palavra, defendendo os interesses do setor, em especial dos associados APIL.
‘Entendemos que o Estado necessita recompor sua arrecadação urgentemente, buscar recursos para manter os serviços essenciais, então somos sim favoráveis ao reajuste da alíquota de 17% para 19%. Hoje, o setor lácteo enfrenta uma competição desleal em relação ao acordo do Mercosul, e especialmente o setor industrial, não pode perder incentivo fiscal, pois isso nos torna menos competitivos. O RS precisa atrair investidores e ter políticas públicas para desenvolver o Estado, não podemos viver com essa incerteza de uma economia instável. Diante deste cenário, travaremos os investimentos, a geração de emprego, e isso implica em menos renda ao Rio Grande do Sul. Como empresário, precisamos de um Estado forte e estabilizado, para que tenhamos segurança para investir e crescer cada vez mais, esse é o posicionamento da APIL.’ Afirma Dall’Bosco.