Aconteceu nesta quinta-feira, 29 de junho de 2023, uma reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, que teve como pauta o Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul.
O encontro foi proposto pelo deputado estadual Elton Weber, tendo por objetivo solicitar que as entidades do setor tenham acesso aos cerca de 30 milhões de reais do Fundoleite, que está travado há cerca de três anos. O deputado estadual Luciano Silveira foi o responsável por presidir a Comissão.
Participaram dos debates representantes do governo do estado e das entidades do setor lácteo. A APIL foi representada por seu assessor executivo Osmar Redin.
Em seu pronunciamento, Redin defendeu uma liberação imediata de recursos. ‘Estamos em meio a uma crise do leite, sem precedentes, e impedidos de utilizar tal recurso. Com isso, o Fundoleite torna-se totalmente inútil, precisamos agilizar e desburocratizar essa situação.’ Aponta o executivo da APIL.
Também, o grupo discutiu a extinção do Fundoleite, a partir de uma legislação que possa por fim ao recolhimento dos recursos ou em último caso transformar em um fundo privado, para que as empresas possam ter mais agilidade para utilização dos recursos em projetos produtivos e de incentivo ao consumo de lácteos.