Na tarde do dia 28/09, deputados e entidades do RS participaram de um Seminário na FARSUL (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), para falar sobre um novo modelo de Inspeção Sanitária à ser implantado no Estado.
O evento, organizado pelo deputado Gabriel Souza (PMDB), contribuiu para o andamento do assunto, já tratado em uma audiência pública realizada na Assembléia em julho e também de uma visita técnica realizada no estado de Santa Catarina, em agosto.
Estiveram presentes no seminário Airton Spies (secretário adjunto de Santa Catarina) e Inácio Kroetz (presidente da ADAPAR- Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) que apresentaram os modelos de inspeção dos seus Estados, ressaltando questões como sanidade, qualidade e sobre formas de combate à fraudes.
Durante o evento, entidades e representantes do setor puderam debater e tirar suas dúvidas com os profissionais presentes. Segundo o deputado Gabriel Souza, debates como esse são importantes para conhecer como os outros estados tratam a questão da inspeção, para que profissionais interessados esclareçam suas dúvidas e também para analisar alternativas para melhorar o trabalho realizado no estado do RS.
Estiveram também presentes no evento o secretário da agricultura Ernani Pólo, deputado Frederico Antunes, deputado Elton Weber, representante do Ministério Público Fabiano Dallazen, presidente da Farsul Carlos Rivaci Sperotto, o presidente da Emater Clair Kuhn, representantes da Secretaria da Agricultura e do CISPOA, Sicadergs, Simvet, IGL, entre outras.
A APIL-RS foi representada por Wlademir Pedro Dall’Bosco (presidente) e Alexandre Rota (secretário executivo).