No primeiro dia de sua programação, 31/08, a APIL sediou em seu auditório, o 1º Seminário de Queijo Colonial Gaúcho, realizado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado do RS, através da Câmara Setorial do Leite.
Os convidados foram recepcionados pelo secretário da agricultura Ernani Pólo e demais autoridades presentes. Durante o seminário foram realizadas palestras de João da Luz (Emater-RS), Elmer de Almeida (Emater- MG), Saionara Wagner (professora da UFRGS), Osvaldo Brunetto (APIL/AGL) e Valdir Magri (produtor de SC). Marcelo Fortes (DIPOA/SEAP-RS), Ernesto Krug (AGL-RS) e Danilo Cavalcanti (CST/ SEAP-RS) atuaram como moderadores do seminário.
Entre os assuntos tratados durante todo o dia, estavam: A história do queijo colonial gaúcho, as experiências da criação dos RTIQ’s dos queijos regionais de Minas Gerais, desenvolvimento do RTIQ do queijo serrano, a produção do queijo colonial industrial, a produção do queijo colonial artesanal, entre outros.
O produtor Dirceu Pazinato, foi homenageado por todos os anos de produção do queijo colonial gaúcho e todo conhecimento adquirido nesses anos. A APIL, representada por Alexandre Rota, fez a entrega de uma cesta com queijos coloniais de seus associados para Dirceu.
Após a programação do seminário, os participantes puderam degustar queijos coloniais produzidos pelos associados da APIL, durante o coquetel realizado pela mesma.