Evento foi realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS)
A APIL-RS (Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul), representada pelo secretário executivo Alexandre Rota, participou da primeira oficina de 2015 sobre o SISBI-POA,realizada entre os dias 13 e 17 de maio, na sede da Universidade de Caxias do Sul.
As oficinas são realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), em parceria com a Secretaria de Defesa Animal (SDA) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O principal objetivo desses encontros é o fornecimento de orientações sobre a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
Entre os assuntos abordados também estão as boas práticas regulatórias, os procedimentos e registros de inspeção, as atualidades do SISBI, entre outros.A oficina teve duração de aproximadamente 32h e foi encerrada na manhã de sexta-feira, 17 de abril, com uma dinâmica entre os participantes e os realizadores do evento.
Estiveram presentes no evento a equipe do MAPA local e representantes do MAPA de Brasília, assim como veterinários, engenheiro agrônomo e vice-prefeito de uma das cidades interessadas na adesão ao SISBI.
Durante todo o ano de 2015, estão previstas outras nove oficinas a serem realizadas em Salvador (BA), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Passo Fundo (RS), Uberaba (MG), Natal (RN), Palmas (TO), e Cascavel (PR). Esses locais foram selecionados pelos representantes do SISBI-POA, levando em consideração a maior probabilidade de adesão ao Sistema.