Mais um importante encontro para o setor lácteo aconteceu nesta segunda-feira, 20 de março de 2023.
Ocorreu nas dependências da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) em Porto Alegre, a reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira, na modalidade híbrida, presencial + online, reunindo lideranças dos três estados do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
O anfitrião da reunião foi o Presidente da Farsul, Gedeão Pereira, ainda contou-se com a presença do Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul Giovani Batista Feltes, do Secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina Valdir Colatto, do Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, e dos presidentes das três Federações e o do Sindicato das Indústrias de Laticínios dos três estados.
A APIL participou de maneira presencial, representada pelo assessor executivo Osmar Redin.
De acordo com Redin, dentre a pauta discutida na tarde, expõem-se três pontos:
O relato do andamento das questões tributarias que estão sendo discutidas no congresso sobre a reforma tributária.
Uma apresentação realizada por Lorildo Aldo Stock, da Embrapa Gado Leite, que trouxe uma análise comparativa dos custos de produção do leite da Argentina, Uruguai, Brasil e Chile, sendo uma importante explanação que demonstra os gargalos da atividade em cada país.
E a apresentação das perspectivas, desafios e demandas para o setor lácteo, quanto ao futuro do setor. Na oportunidade foi proposto um seminário para alinhamento das questões comuns dos três estados do Sul, no que se refere a lácteos, com possibilidade de acontecer em Florianópolis.