Nesta quinta-feira, 1º de dezembro de 2022, uma comitiva da APIL composta pelo presidente Humberto Brustolin, o diretor de relações institucionais Wlademir Pedro Dall´Bosco, o assessor executivo Osmar Redin, a coordenadora de marketing, Gabriela Mattes Brustolin, e o consultor tributário, Silvio Borba, estiveram em audiência com o vice-governador eleito do estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e na oportunidade levaram às reivindicações da APIL. A reunião foi acompanhada pelo Deputado Estadual Elton Weber.
Dentre as pautas do encontro esteve a preocupação com a perda de competitividade da atividade leiteira do Estado, a necessidade de políticas públicas específicas para o setor e principalmente o aumento da carga tributária, decorrente de modificação implementada pelo Estado no final de 2021, com o chamado Fator de Ajuste de Fruição – FAF. Na oportunidade foi solicitada a exclusão de alguns NCMs que são referentes a ingredientes, embalagens primárias e máquinas para laticínios, do Fator de Ajuste de Fruição – FAF.
– Tivemos um encontro bem produtivo, uma recepção calorosa e debatemos sobre as demandas do setor. O vice se mostrou interessado em atender as pautas levantadas a partir de 2023. Seguimos atuando em prol de todo cadeia láctea. Comenta o presidente Humberto.