Lideranças dos produtores e das indústrias do setor lácteo reuniram-se nesta terça-feira, 18 de outubro de 2022, com os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e Onix Lorenzoni (PL), e apresentaram reivindicações.
A ação aconteceu em nome do Conseleite/RS, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), em Porto Alegre (RS). A APIL-RS foi representada pelo Presidente Humberto Brustolin e o Diretor de Relações Institucionais Wlademir Pedro Dall´Bosco, que contribuíram na apresentação das demandas do setor.
Um documento foi organizado e entregue aos candidatos, constando pedidos do setor lácteo ao futuro Governo do Rio Grande do Sul, sendo: Revisão do regime tributário, linhas de crédito rural, política de fomento à produção leiteira, acesso aos recursos do Fundoleite, entre outras questões.
Os candidatos ouviram as demandas e também apresentaram seus projetos.
– Tivemos conversas bem produtivas em que conseguimos explanar a situação que indústria e produtor enfrentam. Debatemos sobre a perda de competitividade do Estado em função da carga tributária e sobre os problemas logísticos que dificultam o escoamento da safra uma vez que apenas 40% do leite produzido no RS é consumido em solo gaúcho. O coordenador do Conseleite, Eugênio Zanetti, também comentou sobre a necessidade de coibir as importações e estimular as exportações de lácteos. Esperamos que a classe seja ouvida e atendida em suas demandas. Precisamos de uma atenção maior do estado com urgência, o setor clama por ajuda. Destaca o presidente Humberto.