A APIL- Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul, está em contagem regressiva para o lançamento do Memorial do Queijo Gaúcho.
O projeto que foi idealizado pela entidade, foi abraçado pela Secretaria Estadual de Cultura, via leis de incentivo à cultura do Estado, ainda em 2021, sendo idealizada sua construção junto à sede da associação, localizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O local vai mostrar como se fabricavam os primeiros queijos, produzidos de forma artesanal, pelos primeiros produtores do Estado.
Ainda, a parte estrutural do local terá um auditório e será utilizado para eventos culturais, estando aberto durante todo o ano.
Um projeto grandioso, que foi sonhado e batalhado pela APIL, e que agora está se concretizando, mais especificamente no dia 1º de setembro e 2022, às 16h30min, quando estaremos lançando a Pedra Fundamental do Memorial do Queijo. Será um marco que nos orgulha muito, e para esse momento tão simbólico para o setor lácteo do Estado, você é nosso Convidado Especial.” Destaca o Presidente da APIL, Humberto Brustolin.