O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário que, as prefeituras municipais, comprovem que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura. A participação de estados e municípios é voluntária, por isso a importância dos prefeitos terem maior conhecimento sobre o tema e formular carta de adesão ao SISBI junto ao MAPA. O Governo Federal como um todo está empenhado na capacitação técnica de agentes e na destinação de recursos para ampliar o sistema.
Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA já foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).Para tanto a APIL –RS convidou a Drª Suzane Bittencourt do MAPA - responsável pelo SISBI em nosso estado para participar de nossa pauta adequação coletiva ao sistema de inspeção Sisbi, onde os laticínios inscritos podem solicitar migração direto do SIM municipal com serviço de inspeção estruturado, com veterinário concursado e devidamente aparelhado. Podendo as prefeituras se unir em consórcios de vários municípios, podendo assim a comercialização liberada em todo o pais, dos lácteos industrializados.
APIL –RS.