Produzindo Qualidade, Maximizando a Rentabilidade…
O Projeto Pró-Leite da Quinta do Vale surgiu da constatação da situação atual da maioria das propriedades fornecedoras de leite do Laticínio. Estas propriedades, em sua maioria, se encontram desmotivadas, apresentam baixa produção e baixa produtividade por animal. Além disso, em função dos altos prejuízos com doenças, principalmente com a mastite, estas propriedades acabam apresentando uma baixa rentabilidade, além de culminar com a produção de um produto de baixa qualidade, com altos índices de CCS e CBT.
Assim, preocupada em manter a qualidade de seus produtos, a Quinta do Vale firmou parceria com a empresa CNA Nutrição Animal, que desenvolveu e implantou o Programa Pró-Leite. Neste programa a CNA Nutrição Animal realiza a capacitação técnica da equipe do laticínio, o treinamento dos transportadores e a realização do Seminário da Qualidade do Leite, onde os produtores recebem toda a orientação técnica necessária para a produção de um produto de alta qualidade. Finalmente, são realizadas visitas nas propriedades com a prestação de uma assistência técnica diferenciada, realizada pelo pessoal altamente capacitado para este fim.
A parceria conta ainda com a comercialização de produtos de altíssima qualidade e comprovada eficácia, que estão fazendo a diferença nas propriedades rurais e mudando a realidade do setor, como comprovam os inúmeros depoimentos fornecidos pelos produtores a respeito do Programa Pró-Leite e dos produtos utilizados.
Os resultados obtidos até o momento com o Pró-Leite têm sido bastante animadores, tanto para os produtores, como para a Quinta do Vale:
Para os produtores, estamos observando os seguintes resultados:
Aumento da produção e produtividade/animal em todas as propriedades participantes do programa;
Drástica redução dos custos com doenças, principalmente a Mastite;
Pagamento por qualidade – acréscimo, em média, de R$ 0,04 / litro de leite;
Mudança de “mentalidade” nas propriedades: disposição para melhorar a produção, fazer investimentos, etc…
Para o Laticínio, os principais resultados têm sido os seguintes:
Fidelização dos produtores (principalmente os melhores) à Quinta do Vale – eliminação da concorrência predatória exercida pelas grandes empresas;
Melhoria da qualidade do leite: redução de 66% na CCS e de 91% na CBT nos produtores participantes do programa, além da drástica redução de casos de leite ácido;
Aumento (por enquanto) de 7% no rendimento de queijo no laticínio – espera-se que, com o avanço na melhoria da qualidade do leite, este rendimento chegue em torno de 10 a 13%;
Melhoria das características de sabor e textura do produto final (queijo);
Aumento nas vendas da loja agropecuária do laticínio, principalmente dos produtos de maio valor agregado, com consequente aumento da lucratividade.
O Programa Pró-Leite conta com o apoio da APIL e poderá ser estendido às outras empresas associadas. As empresas que tiverem interesse em receber mais informações sobre o Pró-Leite, podem entrar em contato com a APIL ou diretamente com a CNA Nutrição Animal, através do site www.imunomilK.com.br.