Porto Alegre – A projeção mensal para o preço de referência do litro do leite entregue durante o mês de março e pago em abril, ficou em R$ 1,7696 por litro de leite padra. O dado foi apontado na reunião mensal do Conseleite/RS, realizada na manhã desta terça-feira, 22. Na comparação feita com a estimativa do mês de fevereiro, a alta é de 6,66%.
Conforme o assessor executivo da Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil), Osmar Redin, o fato novo na avaliação mensal do Conseleite/RS está na participação do queijo tipo Muçarela, no mix de produtos, com 31,86%, sendo o produto que mais contribuiu para a efetivação do preço de referência.
Ainda na reunião mensal do órgão, foi destacado o relato da Câmara Técnica do conselho, que tem estudado os custos de produção dos produtos industrializados e do produtor, para que se chegue, segundo Redin, a uma atualização dos índices de cálculo do conselho.
Conforme o assessor executivo da Apil, a reunião ordinária do mês de março do Conseleite contou com a presença de representantes de todos os elos da cadeia produtiva, que são membros do conselho paritário. “Parece que está voltando a harmonia no Conseleite” complementa Redin.