Esteio – Laticínios associados na Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil), poderão usar valor de doação do Memorial de Queijo Gaúcho, para rebater no valor a ser pago do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O valor que será doado para construção do Memorial deve ser informado ao setor responsável Apil até o final desta semana.
O Memorial do Queijo Gaúcho é um projeto em parceria com o governo do Estado, que visa mostrar como se fabricava os primeiros queijos, produzidos de forma artesanal, pelos primeiros produtores do Estado. A expectativa é que este projeto possa ser apresentado ainda este ano.
Até o momento, foi captado R$ 740 mil. No entanto, a meta é chegar, no mínimo, a R$ 1 milhão de Reais, captados entre os associados, a prioridade é a marca de cada associado dentro do Memorial.
A Apil já dispõe do valor mínimo captado para iniciar a obra e neste sentido, na próxima Expointer, deverá ser lançada a pedra fundamental. Por conta disso, cada associado é convidado a depositar “um tijolo” neste projeto.