Porto Alegre – O Conselho Estadual de Cultura aprovou, com 16 votos favoráveis, o projeto para o financiamento do Memorial do Queijo Gaúcho, proposta da Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil). O espaço será construído junto à sede da Associação, no Parque Assis Brasil, no município de Esteio.
O Memorial do Queijo está orçado em R$ 1,7 milhão, recursos que serão captados por meio Fundo Estadual de Cultura, na Secretaria Estadual de Cultura, via leis de incentivo à cultura do Estado. Na última reunião do conselho, realizada de forma virtual, os conselheiros, que já haviam dado voto favorável ao projeto aprovaram a prioridade da obra.
Com o Memorial entrando na prioridade, a Apil aguarda agora apenas a publicação da aprovação no Diário Oficial do Estado (DOE), para dar segmento ao projeto. Orçado em R$ 1.782.380,25, os recursos necessários para a construção do Memorial do Queijo Gaúcho já estão garantidos, por meio de doações dos associados, que já assinaram a carta de intenções para a obra.
Além do Memorial do Queijo Gaúcho, a obra que conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a parte estrutural do local terá um auditório e será utilizado para eventos culturais, estando aberto durante todo o ano. O projeto arquitetônico é de Leonardo Bianchini.