A reunião mensal da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil/RS) aconteceu na última quarta-feira dia 28 de março, na sede da entidade localizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Em pauta, assuntos como a participação da Apil/RS na Expoleite, que acontece, de 14 a 20 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio. A entidade prepara algumas atividades que serão desenvolvidas durante o evento, como por exemplo, o I Encontro de Produtores de Leite da Apil/RS. Ainda dentro da Expoleite será realizada a reunião mensal, além de outras atividades e palestras técnicas.
Outro assunto tratado na última reunião da Apil/RS foi o Programa Mais Leite Saudável, que tem por objetivo estimular o setor lácteo a apoiar ações de assistência técnica rural. Foi tratado do Projeto de Lei 8840/2017 do Deputado Alceu Moreira, que propõe a prorrogação do prazo do protocolo na Receita até 2/3 da vigência do plano de investimento). Ainda dentro da programação da entidade para o mês de maio também está prevista uma viagem técnica ao Uruguai, com roteiro de visitações em indústrias lácteas e os mais modernos tambos do país vizinho, buscando conhecimento e tecnologias.
Sobre questões tributárias, os associados que participaram da reunião receberam informações sobre a contratação de uma empresa para a realização de um estudo encomendado pela Apil/RS sobre as características da carga tributária aplicada no estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O objetivo da entidade e identificar situação aplicada em outros Estados para apresentar alternativas de uma carga tributária mais equilibrada e menos onerosa para as pequenas indústrias que ficam em posição de desigualdade para concorrer com as grandes empresas do setor.
Em destaque também a participação da Apil/RS na Envase 2018, que acontece de 24 a 27 de abril no parque de Eventos em Beto Gonçalves, reunindo o melhor da tecnologia, embalagens e processos para indústria de bebidas e alimentos. A entidade contará com um estande na Feira, onde várias empresas associadas poderão realizar uma mostra de seus produtos e participar de degustações harmonizadas com outras bebidas. Na abertura do evento será realizado um jantar italiano que também contará com produtos das empresas associadas da Apil/RS.
Ainda napauta da última reunião foram discutidas projeções para o mercado lácteo. De acordo com o presidente da entidade, Wladimir Dall’Bosco, quando se tem falta de um produto o mercado se movimenta mais rapidamente. “Estamos num momento de crescimento de preços e de consumo, onde esse período é de menor produção com boas expectativas para os próximos meses”, destaca o presidente.
Concurso de Queijos
O Concurso de Queijos está agendado para o dia 6 de julho, em Carlos Barbosa (RS). O evento, promovido pela AGL e Apil/RS terá pela manhã o treinamento de juízes e a tarde os julgamentos dos queijos. Este ano, ocorrem algumas modificações, como avaliação de fatiamento e derretimento do queijo. A premiação ocorre na mesma noite.