Leite terá linha especial para comercialização.

 

Leite terá linha especial para comercialização

“A Linha Especial de Comercialização (LEC) deverá ser implementada, até o fim deste mês, por meio de portaria interministerial. Em relação aos leilões do Prêmio de Escoamento do Produto (PEP), neste ano já foram realizados três e ofertados 600 milhões de litros do leite”. A declaração é do coordenador-geral para Pecuária e Culturas Permanentes, da Secretaria de Política Agrícola, João Antônio Fagundes Salomão, que apresentou, nesta terça-feira (10), as medidas do governo de apoio ao setor de lácteos, na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite.

A expectativa é que ocorram mais dois leilões de 200 milhões de litros em março, o que totalizará um bilhão de litros ofertados. De acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Alvim, só no próximo mês será realizada a estimativa de consumo e produção das 15 maiores indústrias brasileiras do setor lácteo.

Outro tema abordado na reunião foi o andamento do Regulamento de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal (Riispoa), que recebeu 3,6 mil sugestões durante o período de consulta pública. Com isso, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) encaminhará pedido para que o tempo de análise das propostas, que terminaria em 28 de fevereiro, se estenda por mais 90 dias. Em relação ao setor de lácteos, 27 entidades encaminharam sugestões. Antes do projeto seguir para a consultoria Jurídica do Ministério da Agricultura, a consolidação dos dados será apresentada aos membros de cada setor.

As informações são do Mapa.

Associação das Pequenas e
Médias Indústrias de Laticínios
do Rio Grande do Sul

Avenida Celina Chaves Kroeff, s/n
Parque de Exposições, Quadra 19
93270-530 – Esteio/RS
secretaria@apilrs.com.br