A Agrotecno Leite 2008 será apresentada à imprensa, representantes do governo estadual e entidades do agronegócio na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP). Nesta terça-feira (10), foi definido o dia 26 de junho para o lançamento oficial do evento, que acontece de 17 a 19 de setembro, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Planalto Médio do RS. Os objetivos e a programação da feira serão divulgados durante audiência pública em que o Conselho Estadual do Leite (Conseleite) irá explanar a experiência bem sucedida para impulsionar a criação de conselhos em outras cadeias produtivas.
Durante reunião com o presidente da Comissão de Agricultura e o deputado Luciano Azevedo (PPS), o presidente da Agrotecno Leite 2008, Ari Rosso, expôs as perspectivas para o setor lácteo na região Norte do Estado. “A instalação de novas indústrias na região exige uma maior profissionalização. Justamente por isso, queremos levar a tecnologia até os nossos produtores”, explicou Rosso, que também preside o Sicredi Planalto Médio. Ele acrescenta que a feira é direcionada também a estudantes de Agronomia e de escolas técnicas agrícolas.
Confiante no sucesso do evento, o presidente da Comissão de Agricultura assinalou a necessidade de fortalecimento do setor por meio de profissionalização e de novas tecnologias. “As novas plantas que serão instaladas no Estado trazem projeções positivas para o setor, por isso precisamos incentivar o aumento de produção, de forma qualificada e competitiva”, acrescenta Brito.
Na primeira edição do evento, no ano passado, cerca de 3 mil produtores participaram das atividades da Agrotecno Leite. Em 2008, a previsão é de que atrair mais de 6 mil pessoas. A feira contará com amplo espaço para mais de 40 empresas expor seus produtos e serviços aos produtores e técnicos do setor – além de uma programação técnica voltada ao incremento da bacia leiteira gaúcha. Realizado de forma conjunra pela UPF, Cotrijal, Embrapa Trigo, Sicredi, Emater/RS-Ascar e RBS TV, o evento conta com o apoio de mais de dezenas de entidades.
Fonte/Foto: Ass.Imp.Assembléia Legislativa / RS