Série de encontros esclarece dúvidas sobre as IN’s 76 e 77

IMG_20190503_091237564O presidente da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS), Wlademir Dall’Bosco, participou na última sexta-feira, 3 de maio, na Superintendência Federal da Agricultura do Rio Grande do Sul (SFA/RS), de reunião sobre as Instruções Normativas 76 e 77, que determinam novas regras para produção e industrialização do leite. O encontro foi o primeiro de três organizados para debater as regras que entram em vigor no próximo dia 30 de maio. Também estiveram presentes representantes dos associados Sans Souci, Steffenon, Pomerano, Frizzo e Benolle.

O evento reuniu autoridades e representantes das entidades envolvidas no setor lácteo do Rio Grande do Sul e contou com palestras de fiscais do Ministério da Agricultura. A médica veterinária Milene Cé, representante da pasta, reforçou os novos parâmetros de qualidade do leite, especialmente em relação à Contagem Bacteriana (CPP) e a Contagem de Células Somáticas (CCS). A especialista informou que as IN’s vão manter as contagens bacterianas máximas de 300 mil unidades por mililitro e 500 mil células somáticas por mililitro para o leite cru refrigerado. Entretanto, a CPP para o leite cru de silo na indústria ficará em 900 mil ufc/ml antes do processamento.

Milene observou que a exclusão do produtor no processo de fornecimento do leite somente ocorrerá após três meses consecutivos onde a média geométrica final extrapole o padrão. Como a amostragem se dará trimestralmente, serão conhecidos em outubro deste ano os primeiros resultados de propriedades que não conseguiram atingir.

Já o médico veterinário do Ministério da Agricultura, Bruno Leite, palestrou sobre o Plano de Qualificação de Fornecedores, que está no artigo sexto da IN 77, que trata da assistência técnica para implementar as boas práticas na atividade láctea. Conforme o técnico da pasta, será de responsabilidade da indústria buscar soluções para a assistência técnica por meio de instituições como Emater ou Senar ou então por meio de parcerias com os produtores.

No segundo momento os palestrantes responderam as dúvidas da plateia e do público que acompanhou via redes sociais a transmissão do evento. As próximas rodadas do debate ocorrem nesta semana em Passo Fundo, no dia 8 de maio, e em Lajeado, no dia 9 de maio.

Inscrições para Passo Fundo podem ser feitas através do link: https://bit.ly/2JfhE19
Inscrições para Lajeado podem ser feitas através do link: https://bit.ly/2GYvySk