Reunião da Apil/RS com o novo secretário Ruy Irigaray

No dia 28 de março, a Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios reuniu-se com a equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento, teve a grata surpresa de ter presente o novo Secretário, Ruy Irigaray, que havia assumido a pasta no dia anterior à reunião. Irigaray expressou que a secretaria irá atuar em conjunto com o governo federal para viabilizar projetos importantes para o turismo e área industrial do Rio Grande do Sul.

O objetivo do encontro foi buscar apoio e suporte técnico do governo do estado  para uma missão à Europa, objetivando visita à Anuga, em Colônia – Alemanha, indústrias lácteas, propriedades rurais e entidades visando conhecimento nas áreas de produção e comercialização,  incluindo no roteiro França, Itália e Portugal.

Outros temas abordados durante o encontro versaram a respeito de alguns esclarecimentos da cadeia láctea, uma vez que as Instruções Normativas 76 e 77 entrarão em vigor no final de maio. Tais normativas podem causar a evasão de muitos pequenos produtores de leite do campo, conforme enfatizou o presidente da Apil/RS, Wlademir Dall’Bosco, “embora as Normativas venham para melhorar a qualidade do produto final, nossa infraestrutura e logística atuais não nos permitem de pronto nos adequarmos ao atendimento de ditas normativas.” Estiveram acompanhando o presidente da Associação, representantes do laticínio Benolle e o diretor José Renato Coimbra. O secretário Irigaray expressou seu apoio à Associação e se dispôs a trabalhar em conjunto para o desenvolvimento e crescimento do setor lácteo. Entre os representantes da Secretaria que também participaram da reunião, estavam: Maria Paula Merlotti, Coordenadora da Assessoria Técnica; Leonardo Neves, Diretor Adjunto do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais; Maurício Carravetta, Diretor do Departamento de Apoio à Microempresa e Empresa de Pequeno Porte; Astrid Schünemann, intérprete e tradutora da Secretaria.

Após a reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dall’Bosco ainda participou de encontros com o secretário adjunto Luiz Fernando Rodriguez Junior; Antonio Carlos de Quadros Ferreira Neto, do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) e Iberê de Mesquita Orsi, presidente da Emater/RS-Ascar.