Mercado lácteo e programação para os próximos meses marcaram reunião da Apil/RS

reuniao apill

O cenário e as tendências do mercado lácteo, as atualizações dos assuntos tributários e a programação para a Expointer foram os principais temas abordados na reunião mensal dos associados da Apil/RS (Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS) na última quinta-feira, dia 21, na sede da entidade no Parque Assis Brasil, em Esteio. A reunião contou ainda com a presença da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ana Paula Matei.

A professora Ana Paula Matei trouxe boas notícias para os associados. Ela, que também é Coordenadora de Interações e Transferência de Tecnologia da UFRGS, apresentou um projeto que visa a aproximação de pesquisadores da instituição de ensino com a indústria, na intenção de que haja contato entre os setores de ensino e produção, algo que ainda precisa evoluir um pouco mais no estado.

A ideia é ver como a Universidade pode contribuir com as empresas quanto às dúvidas e até mesmo com projetos concretos, sobre demandas específicas que as indústrias necessitem, desde desafios técnicos até sistemas de gestão. “A iniciativa pretende estabelecer uma aproximação entre as demandas de empresas da Cadeia do Leite do estado do RS e a universidade para, em conjunto, desenvolverem soluções que possam ampliar o potencial de inovação e inserção no mercado de empresas gaúchas”, a professora da UFRGS, Ana Paula Matei.

O evento, que acontecerá no dia 12 de setembro de 2018, está sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC e pelo Parque Científico e Tecnológico – ZENIT da UFRGS e conta com o apoio da Apil/RS,  da Emater-RS, Farsul, Fetag, Unicafes, SDR, Famurs, IGL e do  Sindilat/RS.

O presidente da Apil/RS, Wlademir Dall’Bosco enfatizou a importância de ações como essa no estado. “Uma iniciativa muito importante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pois é preciso esta proximidade entre pesquisadores e indústria, o que até então é uma deficiência em todo país”, destaca Bosco. O presidente ainda lembrou que esse seria um benefício mútuo, se houvesse cooperação entre governo – pesquisa – indústria, para que os resultados atinjam a sociedade como um todo. Mais informações sobre o evento no link: http://aimday.se/agribusiness-dairy-chain-porto-alegre-2018/

Em pauta também, a Lei 13.670, sobre alterações nas compensações de Pis/Cofins e contribuições previdenciárias, vedação a compensação do Imposto de Renda e contribuição mensal por estimativa com Pis/Cofins.

A programação para a Expointer 2018 também começou a ser debatida entre os associados. O evento, que este ano acontece de 25 de agosto a 2 de setembro no Parque Assis Brasil, deve contar com uma programação especial da Apil/RS.

Finalizando a reunião foi repassado pelo presidente da AGL, José Luis Ipar, informações sobre o 4º Concurso Estadual de Queijos e 4º Curso de Juízes de Queijos,  que serão realizados, em Carlos Barbosa, no próximo dia 6 de julho, dentro da programação da Festiqueijo. A organização do Curso e do Concurso de Queijos é da Associação Gaúcha de Laticínios e Laticinistas (AGL).