Marca coletiva vai contemplar pequenas indústrias de laticínios

Apil/RS lança a Lyt Lácteos durante encontro latino-americano para pequenas e médias empresas na Serra gaúcha

A Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS) apresenta no próximo dia 27, durante o 3º Encontro Latino-Americano para Pequenas e Médias Empresas Lácteas, a marca Lyt Lácteos. O objetivo é reunir e colocar no mercado produtos de excelente qualidade. A Marca Coletiva é uma ferramenta estratégica de marketing para fortalecer o produto frente ao consumidor.

O secretário executivo da Apil, Alexandre Rota, afirma que a marca Lyt Lácteos reúne o que há de melhor na produção dos pequenos laticínios gaúchos, com o selo de pureza da Associação. “A Lyt já nasce forte, com excelência de qualidade,” garante.

A utilização da marca já foi aprovada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os produtos deverão atender diversos critérios definidos no regulamento de uso, entre eles o de qualidade, como o registro nos Serviços de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (SIF/ ISBI/CISPOA/SUSAF/SIM).

A introdução do uso das marcas coletivas nas pequenas e médias empresas pode gerar uma mudança significativa, inovando e iniciando outra trajetória de desenvolvimento. Entre as vantagens estão o fortalecimento da identidade dos produtos, auxílio no processo de promoção, difusão e marketing, acesso ao conhecimento, além de segurança jurídica e compartilhamento de custos de divulgação da marca. Segundo a diretora do Departamento Internacional da SKO Oyarzábel Marcas & Patentes, Jéssica Pinheiro, a indústria que está associada tem que se sentir segura. “Portanto, ele pode fazer denúncia se dentro do mercado alguém violar a sua marca ou comprometer a qualidade do produto”, explica ela.

Para participar da Lyt Lácteos devem ser observados critérios como ser associado da Apil/RS, atender às normativas técnicas de produtos, possuir sistema de controle e registros que comprovem a qualidade e volume dos produtos elaborados, assim como fornecer à Associação informações e relatórios sobre o produto e sua comercialização.

De acordo com dados divulgados pelo INPI durante seminário ocorrido em Vacaria (RS), no mês de março, o número total de registros de marcas coletivas é de 180, sendo que deste total, 119 correspondem à associações, cooperativas e sindicatos brasileiros. Os 61 restantes são de entidades estrangeiras. Conforme Oyarzábel, estes dados correspondem a menos de 1% no total de processos de registros de marcas em vigência junto à autarquia. “A obtenção de registro de marca coletiva é bastante complexa e um dos fatores é a ausência de estímulo adequado”, garante Jéssica.

A PMES Lácteos, onde será feito o lançamento da marca, acontece nos próximos dias 27 e 28 no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. O evento organizado pela Apil/RS e o Portal Lechero do Uruguai, fará parte da programação da Envase Brasil / Brasil Alimenta 2016.

 

Texto: Emerson Alves/AgroEffective

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