Grupo de Trabalho do Leite convoca cadeia produtiva para encontro com Ministra da Agricultura

Presidida pelo deputado estadual Zé Nunes, o Grupo de Trabalho do Leite aconteceu na manhã de 21 de fevereiro de 2019 na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. Com o objetivo de discutir o atual cenário, perspectivas para o futuro, importação, medidas antidumping e as Instruções Normativas 76 e 77, o encontro reuniu os deputados Edson Brum, Ernani Polo, Elton Weber, Luiz Marenco, Capitão Macedo, Zilá Breitenbach, Jeferson Fernandes, além das entidades do setor como Fecoagro, Famurs, IGL e Fetag.

Os integrantes do grupo decidiram por maioria que a retirada da medida antidumping tem efeitos negativos para os produtores de leite. O deputado Edson Brum falou sobre essa ser uma questão social da cadeia produtiva, uma vez que “União Europeia subsidia seu produtor para que ele permaneça no campo. Se tivermos evasão do campo, teremos o êxodo rural. O produtor é quem paga a conta e são esses produtores que iremos perder, os pequenos e médios produtores e consequentemente as pequenas indústrias, representada neste momento pela Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios (Apil/RS)”.

Em resolução unânime, a bancada concordou que as Instruções Normativas 76 e 77, visam melhorar a qualidade do leite porém o prazo estipulado é inviável para as devidas mudanças, além de que seria necessário, primeiramente, fornecer as estruturas necessárias para posteriormente exigir resultados. O deputado Ernani Polo citou a dificuldade em sermos competitivos e nossa dependência do mercado de consumo. Defendeu ainda uma garantia mínima de um valor fixo do leite, pois “com tamanha oscilação não há como ter planejamento.” Minetto ponderou que esse é um momento de união e de pressão política.

Representando a Apil/RS, Dra. Magali Ferrari ressaltou a importância da assistência técnica, sobre o grande diferencial que ela resulta para as propriedades e que, inclusive, as empresas da Associação possuem assistência. Por final, completou que a Apil/RS está articulada nas questões que dizem respeito às IN’s 76 e 77 e por isso estará sendo representada em Brasília, na audiência com a Ministra da Agricultura, por Claudiomiro Cenci.

GT do Leite_Apil GT do Leite_Apil2