Encontro da cadeia gaúcha produtiva do leite com Ministra da Agricultura

Representando a Apil/RS, Claudiomiro Cenci participou da audiência da cadeia gaúcha produtiva do leite com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em Brasília. Realizada na tarde do dia 26 de fevereiro, o objetivo do encontro foi a entrega de um documento elencando pontos das Instruções Normativas 76 e 77 a serem rediscutidas.

Entre as entidades presentes, que formataram e assinaram o documento estavam: IGL, Fetag, Emater, Fecoagro, Cooperativa Languiru, Sindilat, Unicafes, Findesa, Farsul, Famurs, Asamvat, Avat, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, além dos Deputados Federais Afonso Hamm, Alceu Moreira, Dionilso Marcon e Heitor Schuch.

A Ministra Tereza Cristina se comprometeu a repassar os pleitos da cadeia gaúcha do leite quanto às Instruções à Câmara Setorial do Leite, em breve, já que as INs estão previstas para vigorar a partir de 30 de maio. Compreende que a implementação dos novos índices precisa ser gradual, ainda que se faz necessário consultar o corpo técnico do ministério para avaliar como isso pode ser feito, pois informou ter recebido pedidos semelhantes de outros estados. Claudiomiro argumentou, também como prefeito, a preocupação com a falta de estrutura para atender às instruções, como energia elétrica, e com a desistência de inúmeros produtores da atividade, que terá como consequência a migração para as grandes cidades. A Ministra garantiu ainda que o governo estuda a adoção de uma medida compensatória para que as importações de leite em pó da Europa e da Nova Zelândia não prejudiquem o setor lácteo brasileiro. Outros assuntos tratados: a criação de cotas com o Mercosul, o decreto da energia elétrica e a compra governamental.

Reunião com a Ministra do MAPA em 26-02-19

Crédito da foto: IGL (Instituto Gaúcho do Leite)