Câmara Setorial do Leite aborda legislação e radiografia do setor

WhatsApp Image 2019-12-12 at 14.16.30A Câmara Setorial do Leite do Rio Grande do Sul realizou reunião nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS) esteve representada pelo 1º vice-presidente, Délcio Giacomini, e por Magali Ferrari. No primeiro momento foram escolhidos os novos coordenadores da Câmara, ficando Jeferson Smaniotto, presidente da Cooperativa Piá, como coordenador, e Darcy Bittencourt, presidente da A Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (ACGJRS) como adjunto.

Entre os assuntos apresentados, estiveram a Radiografia da Cadeia do Leite realizada pela Emater/RS, apresentada pelo gerente técnico adjunto Jaime Ries. A redução no número de produtores entre 2015 e 2019 foi de 33%, passando de 84,2 mil para 50,6 mil. Logo após foi a vez de Carlos Machado, representante do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), mostrar as Instruções Normativas (IN’s) 48 e 53 para ordenhadeiras, componentes e tanques de refrigeração, que tem por objetivo regrar as boas práticas na ordenha e padronização na fabricação dos equipamentos.

Logo após, Milene Cé, do Ministério da Agricultura, abordou as IN’s 58 e 59 do Ministério da Agricultura, que trata de alterações das IN’s 76 e 77, especialmente no que diz respeito à interrupção da coleta de leite dos produtores que não atingirem as médias preconizadas no padrão exigido pelo pela lei, apresentando estas modificações de forma a flexibilizar as regras. Também foi mostrado o trabalho de padrões de identidade e qualidade do leite de Búfala produzido no Rio Grande do Sul pela representante do Lactbu da Ufrgs, Amanda de Souza da Motta.

No final, outro ponto discutido foi o repasse do Fundoleite ao Instituto Gaúcho do Leite (IGL). Atualmente cerca de R$ 700 mil estão represados para o trabalho de fomento à produção e consumo e as entidades pediram uma solução para este passivo.