Apresentação de novos associados e programação para a Expointer marcam reunião da Apil/RS

apill

A reunião mensal da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil/RS) contou com a participação de novos parceiros, nesta terça-feira, dia 24, na sede da entidade no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Na ocasião, foram apresentadas a BT Gravações, de Novo Hamburgo, que atua na área de gravações químicas em metais e revestimentos antiaderentes, serviço de teflonização preventiva, para fazer a manutenção das peças para o setor de laticínios; e também o Sanuvitas Laboratórios, sediado em Garibaldi, presta serviços de análises microbiológicas em leites, carnes, água, farinhas, rações e derivados.

Outro assunto que marcou a reunião foi o detalhamento do Fundesa (Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal), através da presença do seu presidente Rogério Kerber. O dirigente levou informações sobre o funcionamento e as taxas do fundo privado, recursos e formas de aplicação. Tal fundo privado é constituído pelas quatro cadeias de proteína animal do estado: avicultura, suinocultura, pecuária de corte, pecuária de leite e serve para complementar ações de desenvolvimento e defesa sanitária animal no estado do Rio Grande do Sul. Ainda sobre sanidade animal, Rogério também lembrou da importância de manter os rebanhos livres de brucelose e tuberculose no RS, estado que ainda não é considerado livre de tais doenças.

Em pauta também, o mercado lácteo. Na ocasião, o presidente da Apil/RS, Wlademir Dall’Bosco, apresentou a rápida reação do setor nos últimos dias, com preços subindo, apesar da desvalorização do real, o que dificulta a entrada de produtos importados no país. “O mercado vem reagindo, mesmo que não tenhamos uma safra de leite igual ao mesmo período do ano passado, com pastagens de inverno abundantes”, comenta o presidente.

Expointer

A Apil/RS vai contar com uma programação especial durante a maior feira de agronegócio da América Latina, a Expointer. A entidade vai realizar o Dia Técnico –  com profissionais de áreas de qualidade e atividades especiais de gastronomia, com mostra e degustação de produtos dos associados e também uma palestra, através da Secretaria de Agricultura do Estado, ministrada por um consultor norte – americano, sobre produção e qualidade; contando um pouco sobre o mercado lácteo nos EUA.