Apil/RS realiza sua reunião de março direto da 20ª Expodireto Cotrijal

15º Fórum Estadual do Leite trouxe discussões sobre produção do leite e incentivo ao consumo

A Apil/RS marcou presença na 20ª Expodireto Cotrijal, em Não Me Toque, para a divulgação da 40ª edição da revista Leite & Queijos. Nessa edição, trouxemos uma entrevista com o Dr. Paulo do Carmo Martins, chefe geral da Embrapa Gado de Leite de Minas Gerais, que esteve presente em um dos fóruns da programação da Expodireto.

Na manhã do dia 13 ocorreu o 15º Fórum Estadual do Leite, com três palestras voltadas para o incentivo ao produtor leiteiro. O início do evento contou com a presença de Ana Paula Menegatti, médica veterinária e uma das criadoras da Revista Leite Integral e do Projeto Beba Mais Leite; Dr. Paulo do Carmo Martins, chefe geral da Embrapa Gado de Leite de Minas Gerais; além do Dr. Glauco R. Carvalho, economista da Embrapa Gado de Leite.

Ana Paula Menegatti ressaltou campanhas como a #BebaMaisLeite como forma de valorização do produto leite para o consumo e saúde da população e explicou que o projeto trabalha com agenda positiva, ao realizar palestras e eventos que contam com a parceria de personalidades como médicos, pediatras e educadores físicos. O Dr. Paulo do Carmo Martins iniciou falando sobre as revoluções tecnológicas e sobre como elas modificaram a forma da população de consumir produtos e serviços. Dr. Paulo ressaltou que o produtor deve entender que o mundo mudou e citou “inteligência e precisão” como as novas palavras chave da economia. O Dr. Glauco Carvalho apontou a região sul pelo forte crescimento da produção e pelo desempenho maior do que o restante do país. Destacou que é preciso olhar para questões como a capacidade de processamento das fábricas, a captação de leite e maior preocupação com sólidos do leite. Reforçou, ainda, que as fontes de crescimento da agropecuária global estão na produtividade, no uso de novas tecnologias e na melhoria da gestão das propriedades.

O início do fórum contou com uma mesa formada por entidades do setor como o presidente e do vice-presidente da Cotrijal, Nei Mânica e Enio Schroeder; o secretário de Agricultura do Estado, Covatti Filho; o presidente da CCGL, Caio Vianna; e o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, dentre outras autoridades. O 15º Fórum Estadual do Leite teve apoio do Sindilat, da Sementes Adriana e do Senar/RS.

A reunião mensal de março dos associados da Apil/RS aconteceu diretamente de dentro do parque. Com a presença dos associados e parceiros, o presidente Wlademir Dall’ Bosco iniciou o encontro mencionando a importância de um evento da grandiosidade da Expodireto, como forma de sempre trazer novidades e tecnologia para o setor do agronegócio. “A tecnologia está aqui, não dá para esperar acontecer, é preciso ter iniciativa no dia a dia”, ressaltou. Outras pautas pertinentes a associação foram discutidas, bem como alguns planejamentos para o ano de 2019.